FERRAMENTAS LINUX: Conheça o Sparky Bonsai, SparkyLinux Portable Edition com o Joe's Window Manager ..

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Conheça o Sparky Bonsai, SparkyLinux Portable Edition com o Joe's Window Manager ..



Uma distribuição portátil que mora em uma unidade flash USB

O sistema operacional SparkyLinux baseado no Debian recebeu recentemente uma nova edição da comunidade que você pode executar e usar diretamente de um pendrive USB sem instalar nada no seu computador pessoal.

Embora muitas das distribuições atuais de GNU / Linux sejam um meio ativo que permite aos usuários testá-lo sem instalar o sistema operacional real em seus computadores, parece que alguns usuários ainda estão interessados ​​no tipo de sistema que vive em uma unidade flash USB, correndo completamente a partir daí com persistência.

Então hoje nós gostaríamos de apresentar o Sparky Bonsai , uma edição portátil do sistema operacional SparkyLinux baseado no Debian que funciona da mesma maneira que as famosas distribuições portáteis como Slax , Puppy Linux, Porteus e DebianDog. Ele possui o gerenciador de janelas de empilhamento JWM (Joe's Window Manager) para X11.

"O Sparky Bonsai vive em um flash USB mínimo de 4 GB e é executado com 512 MB de RAM em processadores x86. No momento, ele está disponível apenas na versão 64 bits. Ele se encaixa em um disco óptico de DVD ou CD e roda em ext2 / 3/4, fat32 , xfs, exFAT. Para carregar na RAM, recomenda-se 1 GB ", explica o desenvolvedor.

Conheça o Sparky Bonsai

O Sparky Bonsai é uma distribuição mínima do GNU / Linux baseada na mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU / Linux 10 "Buster" e apresentando JWM (Joe's Window Manager) como ambiente gráfico padrão com PCmanFM como gerenciador de arquivos padrão, Pale Moon como navegador padrão , Mousepad como editor de texto padrão, LXterminal como emulador de terminal padrão e o Synaptic como gerenciador de pacotes padrão.

Internamente a distribuição usa o kernel Linux 4.19.0.6 do Debian Buster com os módulos do BusterDog para inicialização Porteus, live-boot-3x, bem como suporte AUFS, e systemd como sistema init padrão. O Sparky Bonsai também vem com o módulo DebianDog e remasteriza os scripts e suporta apenas sistemas de 64 bits. Você pode baixar a primeira versão do Sparky Bonsai agora e confira os fóruns do SparkyLinux para obter o suporte.


Fonte

Até apróxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário