Confira !!
Durante anos, houve um trabalho no back-end de Wayland para o Ozone , o componente do Google para abstrair elementos da interface do usuário e manipulação de entradas / janelas, entre outras tarefas entre plataformas. Parece que em 2020 o suporte ao Ozone Wayland estará em boas condições e será promovido fora da versão beta.
Recebemos uma recente apresentação de Alexander Dunaev, de Igalia, sobre o trabalho deles, contribuindo para o código Ozone Wayland. Do ponto de vista da empresa de consultoria Igalia, eles se concentraram em trazer o suporte ao Ozone Wayland no contexto Linux embarcado, considerando o número de dispositivos de consumo que agora usam Wayland e Chromium ou CEF. Mas todo o trabalho do Linux embarcado para o Ozone Wayland também beneficia a área de trabalho do Linux.
O back-end do Ozone Wayland é considerado "utilizável e quase pronto" em sua forma beta atual e é melhor do que o trabalho com o Ozone X11. Igalia espera que o código Ozone Wayland seja enviado no próximo ano.
Após anos de trabalho e repetidas palestras sobre Ozone Wayland, é bom saber que o trabalho está finalmente se concretizando para o ecossistema Chromium / CEF para os dispositivos embarcados e desktops Linux.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário