FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.5 fornece um botão para alternar estados de link ASPM individualmente - melhor economia de energia

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

O Kernel Linux 5.5 fornece um botão para alternar estados de link ASPM individualmente - melhor economia de energia



Confira !!



O ASPM pode ser um grande impulso para ajudar a economizar energia em laptops e desktops Linux, como mostra uma proeminente regressão do kernel há alguns anos . No entanto, vários drivers do Linux são forçados a desativar o Active State Power Management (ASPM) devido ao hardware peculiar / de buggy, onde acaba não sendo sensato para ativar esse recurso de economia de energia por padrão. Porém, com o kernel Linux 5.5, há suporte para alternar os estados do link ASPM via sysfs como uma maneira fácil de executar para obter melhores economias de energia com dispositivos amigáveis.

As alterações do PCI para a v5.5 não contêm muitas alterações notáveis ​​nesta rodada. Mas chamou minha atenção a introdução de novos atributos sysfs para controlar os estados de link do ASPM.

Este suporte foi finalmente adicionado em 2019 para controlar os estados do link ASPM via sysfs ao lidar com o driver Realtek r8169. Devido a diferentes combinações de chipsets da placa-mãe e chips da rede Realtek, causando problemas quando o ASPM está ativado, o driver desabilita o ASPM por padrão. Mas agora, graças a esse patch, o ASPM pode ser mais facilmente ativado pelo usuário final, caso seu sistema em particular não sofra uma má combinação de hardware. Por sua vez, isso significa uma melhor economia de energia para sistemas que não sofrem com o mau comportamento do ASPM.

Devido às muitas combinações diferentes de chipset / NIC existentes, não é possível fornecer uma lista branca abrangente (ou lista negra de configurações ruins conhecidas), mas pelo menos esse botão de estado do link via sysfs torna possível girar o ASPM estado de qualquer maneira. Embora o r8169 tenha sido o incentivo para o desenvolvedor Heiner Kallweit trabalhar neste patch, existem outros drivers / hardware de rede em um barco semelhante que podem se beneficiar desse botão de ajuste fácil para seus usuários.

Talvez vejamos pessoas como o PowerTOP suportando esse novo atributo sysfs e integrando algum tipo de teste de sanidade para ativar com segurança dispositivos que, de outra forma, seriam desativados por ASPM, onde fossem seguros.

Veja a colcha de retalhos para mais detalhes sobre este novo suporte para Linux 5.5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário