FERRAMENTAS LINUX: O Mesa adiciona uma opção para alterar o padrão de driver OpenGL da Intel

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

O Mesa adiciona uma opção para alterar o padrão de driver OpenGL da Intel



Confira !!


Embora originalmente a Intel planejasse fazer a transição do driver OpenGL padrão para o driver "Iris" Gallium3D moderno, em vez do driver DRI "i965" para o Mesa 19.3, que foi adiado para o Mesa 20.0 para introdução no Q1'2020. Com o objetivo de tornar realidade esse marco revisado, uma nova opção foi adicionada ao Mesa 20.0 com o sistema de compilação Meson por poder indicar a preferência do driver Intel OpenGL.

O plano é que o Mesa 20.0 seja o padrão para o novo driver Gallium3D com gráficos Broadwell "Gen8" e mais recentes, incluindo Icelake "Gen11". É com os gráficos Tiger Lake "Gen12", onde há suporte apenas a ser implementado de qualquer maneira neste driver Gallium3D e não no driver i965 OpenGL mais antigo. Como está no momento da criação do Mesa, o driver i965 é usado por padrão e, em seguida, uma variável de ambiente permite substituir o carregamento do driver para usar o Iris Gallium3D.

Kenneth Graunke da Intel adicionou uma nova opção de compilação Meson de "prefer_iris". Quando definido como true, o prefer_iris atende à construção, preferindo o Iris Gallium3D ao i965 e, portanto, usado por padrão com o hardware Gen8 e mais recente.

Um patch separado esperado para o Mesa 20.0 ainda é o que preferirá true_iris como true para usar esse novo driver Intel Gallium3D por padrão no hardware gráfico suportado. Mesmo no Mesa 19.3, o driver Intel Gallium3D está realmente em excelente forma e geralmente oferece um desempenho muito melhor que o i965, então eu incentivaria os usuários Broadwell e os mais novos a dar uma voltada nesse novo driver de código aberto. Enquanto isso, o Mesa 20.0 deve permanecer estável no final de fevereiro.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário