FERRAMENTAS LINUX: O sistema de arquivos Reiser5 está em desenvolvimento - adiciona os volumes locais com o dimensionamento paralelo

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O sistema de arquivos Reiser5 está em desenvolvimento - adiciona os volumes locais com o dimensionamento paralelo



Confira !!



Bem, esta é uma maneira infernal de finalizar surpreendentemente os anos 2010 ... Reiser5 . O Reiser5 traz um novo formato para o sistema de arquivos Reiser e traz algumas inovações para esse sistema de arquivos, mantendo seu nome controverso.

Edward Shishkin continuou mantendo o sistema de arquivos Reiser4 ao longo da década para novos lançamentos de kernel, mesmo sem objetivo de inclusão na linha principal. O Reiser4 continuou a ser mantido, enquanto nomes como Btrfs, F2FS, EXT4, XFS e ZFS No Linux, entre outros, continuaram avançando ... Mas Shishkin vem trabalhando silenciosamente no avanço do design do sistema de arquivos Reiser e hoje anunciado o formato 5, tcp Reiser5.

Reiser5 é descrito pelo ex-desenvolvedor da Namesys como "É com prazer que anuncio um novo método de agregação de dispositivos de bloco em volumes lógicos em uma máquina local. Acredito que seja um nível qualitativamente novo no desenvolvimento de sistemas de arquivos (e sistemas operacionais) - volumes locais com expansão paralela. O Reiser5 não implementa sua própria camada de blocos, como o ZFS, etc. Em nossa abordagem, o dimensionamento é realizado por meios do sistema de arquivos, e não por meios da camada de blocos. O fluxo de pedidos de E / S emitidos em cada dispositivo é controlado pelo usuário. Para adicionar um dispositivo a um volume lógico com escala paralela, primeiro você precisa formatar esse dispositivo - essa é a diferença entre a escala paralela e a não paralela à primeira vista. "


O Reiser5 deve oferecer melhor desempenho e outros benefícios sobre o Reiser4. O anúncio do Reiser5 é uma surpresa e o soube por meio de notificações automáticas do meu monitoramento do Reiser4 via SourceForge.

O whitepaper Reiser5, que explica seu design e outros detalhes técnicos em detalhes, pode ser encontrado na lista de distribuição reiserfs-devel . Ainda estou folheando o jornal e é uma leitura técnica longa, mas muito interessante. Em breve, trabalharei em alguns benchmarks do Reiser5.

O código de desenvolvimento inicial do Reiser5 para correção do kernel Linux 5.4.6 upstream pode ser encontrado via SourceForge . Há também o Reiser4Progs 2.0.0 como os utilitários de espaço do usuário agora atualizados para lidar com o Reiser Format 5.

Será interessante ver se o Reiser5 atrai o interesse de novas partes e pode potencialmente fazer o caminho a montante ... É verdade que muitos provavelmente gostariam de ver o Reiser5 renomeado devido à conexão com o fundador e o assassino condenado do sistema de arquivos Reiser, Hans Reiser. Hans ainda cumpre sua sentença de quinze anos até 2023 por assassinar sua esposa, mas pode ter direito à liberdade condicional assim que no próximo mês (janeiro de 2020).

Entre os itens ainda na lista do Reiser5 TODO, estão a atualização do FSCK para suportar volumes lógicos, buffers de rajada, LV assimétrico com mais de um bloco de metadados por volume, volumes lógicos simétricos, instantâneos 3D de LVs e volumes lógicos globais.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário