FERRAMENTAS LINUX: Desista do suporte ao Intel MPX para ser finalizado no kernel Linux 5.6

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Desista do suporte ao Intel MPX para ser finalizado no kernel Linux 5.6




Confira !!



No ano passado, os desenvolvedores de kernel Linux começaram a remover o suporte para MPX ( Intel Protection Protection Extensions ) e parece que ele será concluído no próximo ciclo Linux 5.6.

O suporte do Linux ao Intel MPX já está praticamente morto desde que o compilador GCC 9 abandonou o suporte ao MPX . Desenvolvedores de kernel que começaram a trabalhar para remover o MPX do kernel por não ter o suporte do compilador, o MPX não ser amplamente utilizado e também não muito movimento de código no lado do kernel. MPX (Memory Protection Extensions) foi discutido anos atrás pela Intel por permitir a verificação de referências de ponteiro em tempo de execução para evitar estouros de buffer e outras possíveis vulnerabilidades relacionadas. Mas, na realidade, não se tornou muito popular entre os desenvolvedores, enquanto o AddressSanitizer e outra infraestrutura de desinfecção de compiladores se tornaram mais usados ​​e sem a necessidade de bits especiais na CPU. Enquanto isso, a própria Intel reprovou o MPX e diz que o suporte não estará disponível em futuras CPUs, portanto, não se preocupa muito com a saída do suporte ao Linux.

O kernel do Linux está perdendo o suporte ao MPX desde o final de 2018, enquanto, finalmente, para o próximo kernel Linux 5.6, os remanescentes do MPX no kernel devem ser removidos. À frente da janela de mesclagem do Linux 5.6, que deve começar na próxima semana, está o mpx-remove-202001, que limpa o restante do código das Extensões de proteção de memória.

A remoção do restante deste código MPX ilumina o kernel em mais de 1.600 linhas.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário