quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
Há patches experimentais que fornecem o suporte para os shaders DXIL com o VKD3D
Confira !!
A iniciativa VKD3D do projeto Wine de traduzir o suporte do Direct3D 12 para a Vulkan deu mais um passo hoje com patches para manipular shaders DXIL (Shader Model 6.0+) com o VKD3D, mas o trabalho na forma atual pode precisar ser refeito.
DXIL é a linguagem intermediária do DirectX que pode ser gerada a partir dos shaders HLSL convencionais. O suporte ao DXIL como código aberto separou o DirectXShaderCompiler da Microsoft no caminho para, finalmente, um compilador baseado em LLVM. Isso funciona com o Shader Model 6.0 e mais recente para o DirectX 12.
Os 41 patches publicados hoje por Hans-Kristian Arntzen fornecem suporte para shaders DXIL no VKD3D, pegando os shaders DXIL e convertendo-os na representação SPIR-V da Vulkan para consumo pelo driver Vulkan do sistema.
Os patches somam mais de seiscentas e quinhentas linhas de código.
Embora o suporte ao sombreador DXIL para VKD3D seja importante, algumas preocupações sobre os patches foram levantadas. Em particular, o código dxil-spirv para levar o DXIL ao SPIR-V IR depende do LLVM. A inserção do LLVM como dependência gera problemas para alguns, mas veremos se eles decidem seguir essa rota (especialmente com mais e mais ferramentas tendo uma dependência do LLVM) ou, em vez disso, escreva um novo analisador personalizado à mão, que será um grande façanha em si. De qualquer forma, espero que no Wine 6.0 no próximo ano o VKD3D esteja em melhor posição para lidar com os modernos jogos D3D12 para Windows.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário