Confira !!
Com base no suporte ao Coreboot Icelake, que vem se reunindo recentemente, agora é o suporte inicial da Intel para Jasperlake e Tigerlake. Além disso, quando se trata do suporte à Icelake, há suporte experimental / em andamento para o laptop Razer Blade Stealth, equipado com Icelake.
No que diz respeito ao Coreboot em laptops, geralmente o trabalho é feito em processadores Intel de várias gerações, mas em dezembro e já em janeiro há algumas melhorias úteis no suporte da CPU moderna.
A Intel contribuiu com o suporte inicial da Tigerlake para a placa-mãe da plataforma de veículo de referência (RVP), baseada no código Coreboot Icelake existente.
Da mesma forma, agora também existe o suporte ao Jasperlake também para sua plataforma de referência RVP.
Isso acontece com muitos outros códigos recentes do Icelake para o Coreboot, especialmente durante o mês de dezembro.
Ainda não é mainstream ou mesmo proposto para a fusão neste estágio, uma porta experimental está sendo feita para fazer o Coreboot / LinuxBoot funcionar no Razer Blade Stealth de última geração que contém um processador Icelake.
O desenvolvedor do Coreboot, Mimoja, está trabalhando no suporte inicial do Coreboot para o mais novo Blade Stealth. Mas agora é bastante primitivo, pois as botas de frio não funcionam com o controlador incorporado que precisa ser mantido ativo; atualmente, um carregador Rustlang personalizado está sendo usado para inicializar no kernel do Linux com bits do LinuxBoot, etc
!WIP! Coreboot on the newest razer blade stealth— Mimoja (◕ᴗ◕✿)🦋 (@WingsOfMimoja) January 1, 2020
Coldboot doesn't work, the EC needs to be kept on, else it will shorten something. (?)
GPIOs are still not configured correctly. There are quite a bit of weird new bits on Icelake I dont understand.
!This is a poc! pic.twitter.com/hTZq81dyg5
De qualquer forma, é ótimo ver o suporte ao Coreboot sendo trabalhado em um laptop moderno de alto nível, com esperançosamente mais suporte para laptops Icelake em breve. Concedido, ainda há bits binários envolvidos enquanto aguardamos para saber mais se / quando a Intel finalmente está fornecendo FSP de código aberto.
Fonte
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário