FERRAMENTAS LINUX: O Dracut Initramfs Generator é lento, pode ser muito mais rápido, conforme mostrado pelo uso do Distri Minitrd

domingo, 26 de janeiro de 2020

O Dracut Initramfs Generator é lento, pode ser muito mais rápido, conforme mostrado pelo uso do Distri Minitrd




Confira !



O Dracut usado para gerar a imagem initramfs em distribuições Linux como Fedora / RHEL, Debian, openSUSE e muitas outras distribuições pode ser muito mais rápido.

O ex-desenvolvedor do Debian Michael Stapelberg demonstrou recentemente que o Dracut é bastante lento e pode ser muito mais rápido. Stapelberg estava pesquisando a velocidade de geração do initramfs por Dracut como parte de seu trabalho no Distri , o projeto experimental de distribuição Linux que pesquisava o gerenciamento rápido de pacotes. Distri continua sendo apenas um projeto de pesquisa para construir um sistema de gerenciamento de pacotes simples e rápido para construir uma distribuição Linux construída a partir das frustrações de Stapelberg com o Debian.

Ao acelerar a criação de imagens de disco, Michael notou que Dracut estava gastando muito tempo na geração de initramfs. Ele foi capaz de acelerar o Dracut alternando de gzip para pigz para compactação multithread, mas ainda demorou muito tempo com o moderno sistema Ryzen 9 3900X.

Ele começou a trabalhar em um gerador experimental chamado minitrd, escrito na linguagem de programação Go. Em parte graças a escrever no Go enquanto o Dracut está nos scripts do Shell com um auxiliar C, há uma vitória no desempenho.

No final, Stapelberg encontrou uma melhoria de 20x em relação ao Dracut. Ele não está tentando fazer com que as distribuições mudem para seu minitrd (e por enquanto está apenas focado no projeto Distri experimental), mas ele espera que isso motive os desenvolvedores a trabalharem no aprimoramento do desempenho do Dracut upstream para beneficiar as muitas distribuições Linux confiando nisso.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário