quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
O Kernel Linux 5.6 é o primeiro kernel para os sistemas de 32 bits pronto para execução no ano 2038
Confira !!
Além de todo o trabalho espetacular que vem com o Linux 5.6 , aqui está outra grande melhoria que esteve sob meu radar até hoje: o Linux 5.6 está programado para ser o primeiro kernel da linha principal pronto para os sistemas de 32 bits passarem no ano 2038!
Em 19 de janeiro de 2038, ocorre o problema " Ano 2038 ", em que o registro de data e hora do Unix não pode mais caber em um número inteiro de 32 bits assinado. Durante anos, os desenvolvedores do kernel do Linux têm trabalhado para mitigar esse problema, também conhecido como " Y2038 ", mas o Linux 5.6 (e potencialmente portado para ramificações estáveis 5.4 / 5.5) é o primeiro onde os kernels de 32 bits deve estar pronto para operar além desse limite.
Arnd Bergmann, envolvido no esforço do kernel Linux Y2038 , anunciou : " Algumas partes relacionadas da série foram incluídas nas árvores nfsd, xfs, alsa e v4l2. Um conjunto final de patches no linux-mm remove o agora não utilizado time_t / tipos timeval / timespec e funções auxiliares depois que todas as cinco ramificações forem mescladas para o linux-5.6, garantindo que nenhum novo usuário seja mesclado.Como resultado, o linux-5.6 ou meu backport dos patches para a 5.4 deve ser o primeiro lançamento que pode servir como base para um sistema de 32 bits projetado para ser executado além do ano 2038, com algumas ressalvas restantes / "
Essas advertências incluem que o espaço do usuário precisa ser construído contra o time_t de 64 bits, o que será possível com a GNU C Library 2.32 e o Musl libc 1.2. No lado do aplicativo do espaço do usuário, para evitar o problema Y2038, eles devem estar usando todas as chamadas modernas do sistema do kernel Linux.
É ótimo ver esse trabalho do Y2038 culminando amplamente com o Kernel Linux 5.6 e, esperançosamente, todos os sistemas de 32 bits serão atualizados para um kernel 5.6 ou posterior nos próximos dezoito anos.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
dev linux,
Kernel Linux,
Linux,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário