quinta-feira, 9 de janeiro de 2020
O Systemd estará trabalhando para melhorar o manuseio de falta de memória do Linux com o Facebook OOMD
Confira !!
Enquanto mais distribuições Linux começaram a empacotar (e, no caso do Fedora, potencialmente implantando por padrão) o EarlyOOM como o daemon de monitoramento de falta de memória para tentar melhorar o manuseio de situações de pouca memória no desktop Linux , o systemd deveria finalmente pegar seus próprio daemon de falta de memória nos próximos meses.
Voltando a 2018, relatamos pela primeira vez no Facebook o desenvolvimento de seu próprio daemon Linux com falta de memória. Essa solução baseada no espaço do usuário foi originalmente projetada, pois os engenheiros do Facebook consideram o OOM killer do kernel Linux inadequado. OOMD do Facebook, como é chamado, deve responder mais rapidamente e oferecer melhores botões para controlar seu comportamento. O Facebook inicialmente projetou o OOMD para seus servidores Linux, mas tem trabalhado para torná-lo mais relevante para os desktops e Linux em geral.
Acontece que o systemd provavelmente atrairá o OOMD do Facebook nos próximos meses. Lennart Poettering confirmou que eles estão trabalhando com o Facebook na integração deste daemon OOM no systemd. No entanto, o Facebook está trabalhando primeiro para garantir que o OOMD "funcione" para todas as cargas de trabalho sem a necessidade de ajuste manual. Eles também estão aguardando o código iocost do kernel do Linux chegar.
[O Facebook] enviará oomd (ou partes simplificadas) ao systemd, para que ele esteja lá e funcione. É sua intenção expressiva fazer disso algo que também funcione para as coisas da área de trabalho e não exija mais ajustes. eles também farão o trabalho do sistema necessário. prazo: meio ano, talvez um ano, mas não há garantias. "
Basicamente, uma versão "apenas funciona" do OOMD deve ser integrada ao systemd ainda este ano ou, na pior das hipóteses, mais próximo do próximo ano. Mas o EarlyOOM, pelo menos, pode ser satisfatório até que esta solução melhor esteja em vigor.
Aqueles que desejam experimentar o OOMD do Facebook hoje podem fazê-lo através deste repositório no GitHub . Também existe um repositório COPR do Fedora que oferece OOMD, caso você não queira construí-lo a partir da fonte. No momento, ele funcionará da melhor maneira possível (especialmente em desktops) se ajustar a configuração.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário