FERRAMENTAS LINUX: O Time Namespace parece finalmente estar no convés do kernel Linux principal

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

O Time Namespace parece finalmente estar no convés do kernel Linux principal



Confira !!



Em 2018, o Time Namespaces foi proposto para o kernel Linux e agora em 2020 parece que essa funcionalidade do kernel será mesclada para a linha principal, provavelmente com o próximo ciclo Linux 5.6.

Algumas horas atrás, os patches de namespace de tempo estavam na fila na ramificação do Git de timers / core antes da abertura da janela de mesclagem do Linux 5.6 no início de fevereiro.

O espaço de nomes de horário permite compensações por espaço de nome para os relógios monotônicos e de tempo de inicialização do sistema. O espaço para nome da hora é adequado para o uso de contêineres Linux, permitindo que a data / hora seja alterada em um contêiner e para ajustar relógios em um contêiner após a restauração de um ponto de verificação / captura instantânea.

O patch que introduz o espaço para nome da hora explica ainda mais :
Para muitos usuários, o espaço para nome da hora significa a capacidade de alterar a data e a hora em um contêiner (CLOCK_REALTIME). O fornecimento de noções por namespace de CLOCK_REALTIME seria complexo com uma sobrecarga massiva, mas tem um valor duvidoso.
Mas, no contexto da funcionalidade de ponto de verificação / restauração, os relógios monotônicos e de tempo de boate se tornam interessantes. Ambos os relógios são monotônicos com pontos de partida não especificados. Esses relógios são amplamente usados ​​para medir fatias de tempo e definir temporizadores. Após restaurar ou migrar processos, é preciso garantir que eles nunca retrocedam. Em um caso ideal, o comportamento desses relógios deve ser o mesmo que quando um sistema inteiro estiver suspenso. Tudo isso significa que é necessário configurar os relógios CLOCK_MONOTONIC e CLOCK_BOOTTIME, o que pode ser alcançado adicionando-se deslocamentos por espaço de nome para os relógios.
Um espaço para nome de horário é semelhante a um espaço de nome pid na maneira como é criado: a chamada do sistema de cancelamento de compartilhamento (CLONE_NEWTIME) cria um novo espaço para nome de horário, mas não o define para o processo atual. Todos os filhos do processo nascerão no novo espaço para nome de horário, ou um processo poderá usar a chamada do sistema setns () para ingressar em um espaço para nome.

Após esse patch inicial, há muitos patches de acompanhamento, como parte desta série, para conscientizar outros elementos do espaço para nome do código de tempo do kernel do Linux e expor adequadamente os tempos do espaço para nome. Os testes também estão incluídos como parte desse grande retrabalho.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário