quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
Os gráficos "Renoir" da série móvel AMD Ryzen 4000 não são mais experimentais com o Kernel Linux 5.5
Confira !
Enquanto o kernel Linux 5.5 deve ser lançado ainda neste domingo, uma alteração de última hora no driver AMDGPU DRM faz com que os gráficos Renoir não sejam mais tratados como experimentais. Com isso, há suporte de código aberto pronto para uso em vez de ficar oculto atrás de um sinalizador de módulo do kernel.
A AMD está trabalhando no suporte Renoir para Linux desde o final do verão passado. Renoir foi enviado para o kernel do Linux 5.4, mas inicialmente tratado como suporte "experimental", enquanto agora no final do ciclo do Linux 5.5 não é mais tratado como experimental.
Isso é bom porque o primeiro lote de peças Renoir foi anunciado na CES no início deste mês. A série mibile Ryzen 4000 é a Renoir do Ryzen 4300U low-end até os modelos Ryzen 4800H e 4800U de ponta. O Renoir é baseado nos núcleos da CPU Zen 2 com uma GPU Vega revisada.
Como o Renoir é baseado em Vega, a ativação do lado do driver gráfico não era muito grande e, pelo menos, agora é promovida fora do experimental, para aqueles que executam o próximo kernel Linux 5.5 (que deve ser do tipo Ubuntu 20.04 LTS) o suporte ativado por padrão. Quando os gráficos AMD Radeon estão atrás da bandeira experimental, é necessário inicializar o kernel com amdgpu.exp_hw_support = 1 para ativar o suporte que não está pronto para produção. Portanto, esse kernel deve ser lançado e adotado antes de ver mais laptops Renoir chegando ao mercado.
A promoção foi a única alteração como parte das correções amd-drm-fixes enviadas hoje para o Kernel Linux 5.5.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário