FERRAMENTAS LINUX: A Intel adiciona a aceleração VA-API para o HEVC REXT no FFmpeg

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

A Intel adiciona a aceleração VA-API para o HEVC REXT no FFmpeg



Confira !!



Os desenvolvedores de código aberto da Intel contribuíram com suporte para a aceleração por VA-API do conteúdo "Range Extensions" do HEVC REXT com a amplamente usada biblioteca FFmpeg.

As extensões de faixa HEVC são extensões ao H.265 voltadas para áreas de distribuição de conteúdo, imagens médicas, imagens estáticas e muito mais. Entre as mudanças no HEVC REXT estão os formatos de amostragem de croma 4: 2: 2 e 4: 4: 4. As extensões de faixa HEVC são apresentadas com muito mais detalhes neste documento do IEEE.org .

A decodificação HEVC Range Extensions foi adicionada ao código VA-API da Intel em 2018, enquanto agora um desenvolvedor de software livre Intel fez os ajustes necessários no caminho do código de aceleração VA-API da biblioteca FFmpeg para lidar com extensões HEVC Range. Como parte deste trabalho, é compatível com o formato y210 pixels, as alterações de análise necessárias para o HEVC REXT e, finalmente, a adição da decodificação 4: 2: 2 de 8 bits / 10 bits da API VA.

Esse trabalho de decodificação HEVC REXT VA-API agora faz parte do FFmpeg Git .

Completamente não relacionado a esse trabalho da API do VA, mas o desembarque na segunda-feira no FFmpeg também é um filtro CAS (Contrast Adaptive Sharpening) para FFmpeg. Este novo filtro de vídeo pode ser útil para alguns leitores.

Outro trabalho que está sendo desenvolvido para o próximo lançamento do FFmpeg inclui a codificação AMD AMF baseada em Vulkan no Linux, suporte ao protocolo ZeroMQ, aceleração de hardware VDPAU VP9, ​​várias melhorias no AV1 e muitos novos filtros / decodificadores / desmuxadores.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário