FERRAMENTAS LINUX: A Nouveau continua avançando em 2020 graças à Red Hat, mas desenvolvedores de comunidades estão saindo

domingo, 2 de fevereiro de 2020

A Nouveau continua avançando em 2020 graças à Red Hat, mas desenvolvedores de comunidades estão saindo



Confira !!


Karol Herbst, da Red Hat, falou na conferência FOSDEM 2020 em Bruxelas sobre o estado da pilha de drivers gráficos NVIDIA "Nouveau" Linux de código aberto.

Enquanto Karol trabalha no Nouveau em uma capacidade oficial da Red Hat, com foco em computação SPIR-V / OpenCL, e a Red Hat também emprega o mantenedor do Nouveau DRM Ben Skeggs e outros desenvolvedores de drivers gráficos de código aberto, como Jerome Glisse, não há muito o Nouveau. trabalhe fora do Red Hat. Karol apontou que eles têm um novo estagiário da Red Hat trabalhando no suporte ao cache do shader Nouveau também. Mas não resta muito para a
comunidade de desenvolvedores do Nouveau.



Ilia Mirkin é um dos últimos membros restantes da "comunidade". Ainda existem outros à espreita na comunidade, mas o esforço do Nouveau atualmente é impulsionado principalmente em função dos esforços da Red Hat.

Compreensivelmente, os desenvolvedores da comunidade não estão muito motivados para trabalhar no driver Nouveau quando a própria NVIDIA não está apoiando muito a comunidade. O Nouveau continua a ser prejudicado no suporte a novos hardwares, precisando de lançamentos de firmware assinados pela NVIDIA para a inicialização do hardware. As GPUs Maxwell GTX 900 e mais recentes estão em execução, devido à falta de firmware PMU assinado para o gerenciamento de energia, para permitir o re-clocking, etc. pilha de gráficos Radeon de código aberto e um número crescente de drivers Arm de código aberto para aqueles que desejam contribuir para projetos vibrantes de drivers de GPU de código aberto.

A NVIDIA pode ter um tipo de anúncio de código aberto chegando no próximo mês , por enquanto não resta muito para a comunidade Nouveau fora da Red Hat.

Quanto ao que os demais colaboradores estão trabalhando, há o suporte ao NIR que se reuniu em 2019, embora ainda não esteja ativado por padrão, suporte inicial ao OpenCL para Fermi e mais recente a partir do Mesa 19.3 e outros bits do OpenGL. Eles ainda estão trabalhando para superar a conformidade com o OpenGL 4.4 e ainda não há nenhum driver Nouveau Vulkan em funcionamento. Embora o suporte à aceleração de código aberto Turing tenha se reunido no kernel Linux 5.6, ainda não há suporte ao OpenGL lá ou para as GPUs Volta. A Red Hat continua trabalhando na pilha do Nouveau OpenCL.

Outras tarefas importantes deixadas para o Nouveau incluem melhor manipulação de eGPU, recuperação de contexto, recursos de depuração, melhor multi-threading e outras tarefas. Consulte o relatório de status do Nouveau no início de 2020 por meio deste deck de slides para quem não está no FOSDEM 2020.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário