FERRAMENTAS LINUX: A Universidade de Illinois lança o HPVM como um compilador de sistemas paralelos heterogêneos

sábado, 1 de fevereiro de 2020

A Universidade de Illinois lança o HPVM como um compilador de sistemas paralelos heterogêneos



Confira !!



A Universidade de Illinois e os desenvolvedores associados lançaram o HPVM 0.5, sua infraestrutura de compilador baseada em LLVM para sistemas paralelos heterogêneos com execução de CPU e suporte à GPU NVIDIA baseada em OpenCL.

O HPVM é um projeto de pesquisa da Universidade de Illinois para explorar o paralelismo heterogêneo com um conjunto de instruções virtual e de IR com linguagem neutra.

O lançamento desta semana do HPVM 0.5 é o primeiro lançamento público do projeto. Conforme explicado no site do projeto , "A representação que desenvolvemos é chamada HPVM (Heterogeneous Parallel Virtual Machine): um gráfico hierárquico de fluxo de dados com memória compartilhada e instruções vetoriais. Ele suporta três recursos importantes para a programação de sistemas heterogêneos: um IR de compilador de idioma neutro e de hardware neutro, um ISA virtual e uma base para agendamento de tempo de execução; sistemas anteriores se concentram em apenas um desses recursos. Como um IR de compilador, o HPVM visa permitir a geração e otimização eficazes de código para sistemas heterogêneos. Como um ISA virtual, ele visa alcançar portabilidade funcional e portabilidade de desempenho entre esses sistemas. No tempo de execução, o HPVM permite políticas de agendamento flexíveis, através da estrutura do gráfico e da capacidade de compilar nós individuais em um programa para qualquer um dos dispositivos de destino em um sistema."Para uma leitura mais aprofundada sobre o design do HPVM, é este artigo de pesquisa de 2018 sobre o esforço, enquanto apenas esta semana o código foi tornado de código aberto.



Mais informações sobre esta versão inaugural do HPVM de código aberto através da lista de discussão LLVM e do Gitlab do Illinois.edu .


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário