FERRAMENTAS LINUX: Finalmente o Linux vai parar de tremer com o AMD Stoney Ridge em telas de 4K

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Finalmente o Linux vai parar de tremer com o AMD Stoney Ridge em telas de 4K



Confira !!


Para aqueles que ainda executam as APUs móveis "Stoney Ridge" da AMD a partir de 2016, lançadas ao lado de Bristol Ridge com núcleos de CPU baseados em Excavator e gráficos GCN 1.2, o kernel do Linux tem uma solução para problemas de oscilação ao dirigir um monitor 4K da APU.

Acontece que a correção para esse problema de tremulação de 4K nas APUs Stoney Ridge é desativar o suporte do IOMMU para o hardware. Kai-Heng Feng da Canonical explicou no patch: " Tela grave tremendo quando o Stoney Ridge produz um monitor em 4K. Use o mapeamento de identidade e o PCI ATS não ajuda nesse problema. Segundo Alex Deucher, o IOMMU não está ativado no Windows, então vamos fazer o mesmo aqui para evitar oscilações da tela no monitor 4K. "

Voltando ao menos no ano passado, foram apresentados os relatórios de erros  sobre a tremulação da tela ao executar em 4K com o hardware Stoney Ridge. Naquela época, também era notado ao inicializar o kernel com iommu = off , a oscilação da tela não ocorria.

A mudança é geral, desabilitando o IOMMU para sistemas com gráficos Stoney Ridge. Parece ser um caso dos recursos do IOMMU de Stoney Ridge sendo apedrejados.


Fonte


Até a próxima !!
Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário