FERRAMENTAS LINUX: Fazendo uso do suporte ao Btrfs 3-Copy / 4-Copy para o RAID1 com o kernel Linux 5.5+

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Fazendo uso do suporte ao Btrfs 3-Copy / 4-Copy para o RAID1 com o kernel Linux 5.5+




Confira !!



Com o kernel Linux 5.5, lançado recentemente, e seus novos recursos , uma das principais mudanças na frente de armazenamento foi o sistema de arquivos Btrfs, que pegou os novos modos "RAID1C3" e "RAID1C4" para permitir três ou quatro cópias dos dados RAID1 em mais unidades potencialmente permitir que até três das quatro unidades falhem em uma matriz RAID1, enquanto ainda é possível recuperar esses dados para esse sistema de arquivos com seus recursos RAID nativos.

Agora que o kernel Linux 5.5 está alcançando os gostos de Arch Linux, Manjaro Linux, openSUSE Tumbleweed e outros, o desenvolvedor do Btrfs, David Sterba, do SUSE, escreveu mais sobre o manuseio mais robusto de RAID1 com o kernel Linux 5.5+ .

Uma nova postagem no blog da Sterba aborda os novos modos RAID1C3 / RAID1C4, seguidos de como usá-lo com os novos perfis RAID1 ao executar o mkfs.btrfs . Com o comando Btrfs balance, também é possível converter um sistema de arquivos Btrfs existente para usar um desses modos de cópia de 3/4. Embora, ao passar para os modos C3 ou C4, você perca a capacidade de montar o sistema de arquivos em kernels anteriores a versão 5,5.

Além de oferecer maior redundância contra perda de dados, as cópias extras se abrem para um maior potencial de paralelização a partir do aumento do número de cópias. Os desenvolvedores do Btrfs estão trabalhando em uma melhor política de balanceamento de carga e esperam ter as alterações potencialmente prontas para o kernel Linux 5.7.

Mais detalhes sobre a funcionalidade RAID1C3 / RAID1C4 do kernel Linux 5.5 Btrfs através do blog do Sterba. O suporte a esses novos perfis também já foi conectado aos gostos do suporte Btrfs do carregador de inicialização GRUB .

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário