FERRAMENTAS LINUX: Jcat: uma nova alternativa para os arquivos de catálogo da Microsoft

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Jcat: uma nova alternativa para os arquivos de catálogo da Microsoft



Confira !!



O desenvolvedor de código aberto prolífico Richard Hughes, da Red Hat, que foi responsável pela criação do PackageKit, o hardware do colorímetro ColorHug, GNOME Software e, nos últimos anos, focou no utilitário de atualização de firmware Fwupd e no LVFS (Linux Vendor Firmware Service) tem um novo projeto de código aberto.

Criado por seu trabalho de desenvolvimento de LVFS, Hughes começou a desenvolver o Jcat como um novo projeto de código aberto, fornecendo uma alternativa aos arquivos do Microsoft Catalog. Como a Microsoft ainda não havia documentado o formato de arquivo do Catálogo que hospeda as informações do catálogo de segurança e com isso a incapacidade de gerar arquivos de catálogo de maneira confiável a partir do Linux, Richard Hughes começou a desenvolver o Jcat. Os arquivos Jcat e Microsoft Catalog concentram-se em manter assinaturas arbitrárias para arquivos externos. Isso é importante para o LVFS para garantir que os arquivos do BIOS / firmware não sejam violados e de fato tenham origem na plataforma LVFS.

O Jcat equivale a um arquivo JSON compactado com gzip de assinaturas desanexadas. Ele foi projetado para facilitar o suporte em vários idiomas / plataformas e supera os problemas de manipulação de arquivos do Catálogo Microsoft. Atualmente, a Hughes possui um ramo de trabalho em andamento que suporta arquivos Jcat no fwupd e no LVFS.

Aqueles que desejam aprender mais podem fazê-lo através do blog de Richard, anunciando o novo esforço feito ontem.


Fonte


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário