FERRAMENTAS LINUX: O GNOME on Wayland Screencasting está prestes a ser muito mais eficiente

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

O GNOME on Wayland Screencasting está prestes a ser muito mais eficiente




Confira !!



As alterações pendentes do GNOME Mutter em conjunto com o novo PipeWire 0.3 oferecerão uma grande melhoria no uso do suporte de screencasting do GNOME nas sessões de Wayland.

O suporte ao compartilhamento de screencasting / monitor do GNOME no Wayland já está em boa forma em comparação com outros desktops / compositores no Wayland, mas com o PipeWire 0.3 e as alterações pendentes do Mutter é um grande passo à frente. O PipeWire 0.3 oferece suporte à importação de descritores de arquivo DMA-BUF e ao compartilhamento com clientes, o que pode evitar o excesso de cópias de imagem entre a memória da CPU e da GPU. Como vemos repetidamente, o uso do DMA-BUF pode proporcionar grandes ganhos de desempenho, graças ao compartilhamento de buffer de cópia zero projetado adequadamente entre drivers e blocos de hardware.

Georges Stavracas trabalhou nesse suporte de screencasting do GNOME Wayland baseado em DMA-BUF e compartilhou um breve vídeo em seu blog e incorporado abaixo.




Na solicitação de mesclagem pendente , Georges comentou: " O resultado é, como esperado, massivo: com esse MR aplicado, o Mutter / GNOME Shell consome quase nenhuma CPU extra além do que consome regularmente. " Resta saber se esse código será em Mutter antes do GNOME 3.36.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário