FERRAMENTAS LINUX: O Nouveau de código aberto foi estendido para suportar a GeForce 16 Series com a aceleração de hardware

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

O Nouveau de código aberto foi estendido para suportar a GeForce 16 Series com a aceleração de hardware




Confira !!



Com o grande kernel Linux 5.6 no lado do driver NVIDIA "Nouveau" de código aberto, finalmente há o suporte acelerado para as placas gráficas GeForce RTX 2000 "Turing" (quando emparelhadas com microcódigo somente binário). Com esse suporte inicial de corte, não há suporte para Turing da série GeForce 16, mas agora ele está integrado no kernel Linux 5.7.

Enquanto a série GeForce 16 é baseada em Turing e sem os núcleos RTX, foram necessárias diferenças de firmware / microcódigo e outras mudanças sutis no driver do kernel do Nouveau para permitir o suporte acelerado ao hardware de código aberto.

Agora, o suporte ao NVIDIA Turing TU116 / TU117 está na fila da árvore de desenvolvimento do Nouveau, para que, no kernel Linux 5.7, a série GeForce GTX 1650 e GTX 1660 possa ser executada nesta pilha de drivers de código aberto. Concedido, os binários de firmware de fonte fechada são necessários e ainda não há relógio, portanto o hardware está atrelado à execução em suas velocidades de clock de inicialização geralmente muito baixas e isso significa desempenho extremamente lento.

Veremos o que mais se materializa para o Nouveau no kernel Linux 5.7, além do suporte aos modificadores de formato NVIDIA que já chegaram ao repositório Nouveau DRM Git esta semana.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário