segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
O Planejamento do GRUB 2.06 é para o seu lançamento este ano - possivelmente com o suporte para o Intel TXT + AMD SKINIT
Confira !!
Daniel Kiper da Oracle forneceu uma atualização sobre os esforços do carregador de inicialização GRUB e suas esperanças de manter uma cadência de lançamento anual.
No FOSDEM 2020 na Bélgica neste fim de semana, Kiper forneceu sua atualização anual sobre os assuntos do GRUB.
Ao recapitular as realizações de 2019 para o GRUB, foram adicionados suporte à arquitetura RISC-V, DHCPv4 nativo, suporte à criptografia LUKS2 e muitos outros recursos. No futuro, o GRUB 2.06 deve sair nos próximos meses com mais recursos.
Um dos recursos que os engenheiros da Oracle estão trabalhando é o suporte ao Intel TXT (Trusted Execution Technology), que eles esperam publicar na série de patches no próximo mês. Outros também estão trabalhando em uma implementação similar do AMD SKINIT (inicialização verificável controlada por processador confiável de software confiável com base em comparações de hash seguras). Como parte desses esforços, os desenvolvedores do GRUB têm colaborado com o projeto TrenchBoot .
Alguns outros recursos do GRUB que estão sendo trabalhados em 2020 incluem manipulação de arquivos de ambiente redundante, suporte do TPM 2.0 para o modo de inicialização herdado e até mesmo a adição de suporte de script Python ao carregador de inicialização.
Também foi mencionado durante a apresentação que a Red Hat está trabalhando no suporte ao uso do Linux kexec para carregar outro sistema operacional do GRUB. Outra grande mudança no espaço do GRUB é abandonar o suporte ao gap MBR de 62 setores nos destinos i386.
A esperança de manter os lançamentos anuais de recursos do GRUB é que eles sejam lançados no meio do ano, lançando o GRUB 2.06 até junho de 2020.
Mais detalhes sobre os acontecimentos atuais do GRUB por meio deste deck de slides em PDF da apresentação do Daniel no FOSDEM.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Linux,
linux devops,
Notícia,
Oracle
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário