FERRAMENTAS LINUX: O Radeon R600 Gallium3D oferece o suporte ao NIR no Mesa 20.1

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

O Radeon R600 Gallium3D oferece o suporte ao NIR no Mesa 20.1



Conffira !!



Embora ainda não seja adequado para jogadores ou uso final sério, o driver Radeon "R600" Gallium3D que suporta as placas gráficas Radeon HD 2000 a HD 6000 (pré-GCN) agora possui um back-end NIR experimental.

O desenvolvedor independente Gert Wollny tem trabalhado neste suporte R600 NIR, semelhante ao suporte RadeonSI NIR que se materializou muito bem no ano passado e agora é usado por padrão como parte do OpenGL 4.6 da RadeonSI, habilitando com o Mesa 20.0. Mas no caso do R600g, é o suporte NIR para o driver gráfico vintage que não está recebendo muita atenção atualmente, além de alguns poucos commits raros e o que é buscado pelos desenvolvedores da comunidade.

No caso do suporte R600 NIR, além de todas as advertências usuais no uso de um novo back-end do compilador, esse back-end ainda não suporta o tessellation shaders compute, shaders, image loads/stores, volumes compartilhados de grupos de trabalho ou Atômica SSBO. Também há uma variedade de otimizações ausentes neste suporte NIR em comparação com o caminho de código TGSI existente e padrão.

Do lado do hardware, atualmente o código NIR é conhecido apenas por trabalhar com GPUs Evergreen: a série Radeon HD 5000.


Portanto, embora o suporte ao R600 NIR tenha sido mesclado ontem, ele foi feito para auxiliar no desenvolvimento da linha principal agora, em vez de levar muitos patches para fora da árvore e precisar continuamente se re-basear. Mas para os usuários finais, provavelmente ainda demorará um pouco para ficar pronto, enquanto o uso do R600 Gallium3D está em declínio, com as GPUs se tornando bastante antigas e com mais software, dependendo da funcionalidade Vulkan ou GL4 que não está presente nessas peças pré-GCN.


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário