FERRAMENTAS LINUX: Os desenvolvedores do Mesa discutem o Builds de LTO'ing + PGO'ing para obter um maior desempenho

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Os desenvolvedores do Mesa discutem o Builds de LTO'ing + PGO'ing para obter um maior desempenho




Confira !!



Atualmente, os desenvolvedores do Mesa estão comentando sobre o uso de Otimizações de Tempo de Link (LTO) e Otimizações Guiadas por Perfil (PGO) para os desenvolvimentos de seu lançamento, potencialmente diminuindo o desempenho.

Dieter Nützel compartilhou que, ao usar otimizações de compilador LTO e PGO no Mesa, ele pode obter o tamanho binário do RadeonSI 40% menor e 16 a 20% mais rápido para esse driver OpenGL. As otimizações de tempo de link são como o nome implica na execução de otimizações durante a fase do vinculador, quando é possível analisar o binário a ser produzido na íntegra, em vez dos arquivos de objetos individuais, a fim de permitir mais otimizações entre procedimentos em todo o programa .

As otimizações guiadas por perfil envolvem primeiro a criação de uma compilação experimental com instrumentação especial, execução dessa compilação durante a coleta de amostras para analisar caminhos de código quentes / frios, etc., e depois fornecer esse feedback ao compilador para otimizar melhor a compilação final real com base nessas informações de perfil (idealmente no mundo real). Os binários PGO'ing geralmente podem ser uma ajuda significativa para o desempenho, assumindo que os perfis coletados sejam precisos.

O LTO + PGO ajuda a compilar versões do Mozilla Firefox já, otimizações do Clear Linux e muito mais. Os desenvolvedores do Mesa estão falando livremente sobre se poderiam empregar essas otimizações para permitir versões mais rápidas da versão.

A barreira para o LTO'ing é relativamente baixa, mas para o PGO'ing eles precisariam executar vários aplicativos OpenGL e Vulkan durante o processo de construção para gerar os dados do perfil. Isso se torna mais complicado com os diferentes drivers e, dada a grande natureza das APIs gráficas e dos softwares / jogos, é difícil garantir que os dados do PGO sejam precisos o suficiente para ajudar todos os usuários.

De qualquer forma, será interessante ver aonde essa discussão leva e, se pelo menos no curto prazo, eles recomendam otimizações de LTO e, no longo prazo, eles podem apresentar uma abordagem sadia para o PGO'ing Mesa.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário