FERRAMENTAS LINUX: As alterações no P-Sate da Intel podem melhorar o desempenho vinculado à iGPU - alguns casos ~ 15%, ~ 43% de desempenho por watt

quarta-feira, 11 de março de 2020

As alterações no P-Sate da Intel podem melhorar o desempenho vinculado à iGPU - alguns casos ~ 15%, ~ 43% de desempenho por watt




Confira !!



Sabemos que o driver de escala de frequência da CPU Linux P-State da Intel em geral pode ser um pouco peculiar e especialmente quando se lida com gráficos integrados da Intel, onde o iGPU e a CPU compartilham o mesmo envelope de energia. Isso foi mostrado com exemplos como o uso do  "powersave" governor para aumentar o desempenho da iGPU, enquanto os proprietários de gráficos discretos geralmente são melhores alternando para o governador "desempenho". Embora seja o mais recente em ajudar a iGPU a enfrentar o P-State, há uma nova série de patches falando de grandes ganhos em desempenho e eficiência de energia.

Francisco Jerez, da equipe de drivers de código aberto da Intel, enviou hoje um conjunto de dez patches trabalhando nas melhorias de eficiência vinculadas à GPU para o driver P-State da Intel.

Ajustando o P-State para obter melhor eficiência de energia da CPU em cenários limitados por TDP, em um Razer Blade Stealth baseado em Icelake com gráficos integrados, o desempenho dos gráficos brutos melhorou em cerca de 15% enquanto o desempenho por Watt medido pelo RAPL quadro melhorado em cerca de 43%. Observe que o impacto desses patches pode variar dependendo da CPU Intel específica e dos gráficos integrados.

Os patches provisórios que melhoram o P-State podem ser encontrados na lista de discussão . Esperamos que o trabalho seja bem recebido se as melhorias realmente corresponderem às expectativas e chegarem ao núcleo principal deste ano.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário