FERRAMENTAS LINUX: O KDE anuncia uma plataforma de TV inteligente que pode rodar no Raspberry Pi

sexta-feira, 27 de março de 2020

O KDE anuncia uma plataforma de TV inteligente que pode rodar no Raspberry Pi




O Plasma Bigscreen é a interface do KDE rodando em TVs inteligentes



O KDE acaba de anunciar o Plasma Bigscreen, um novo projeto que traz sua própria interface de usuário para TVs inteligentes com todos os sinos e assobios típicos que esse dispositivo exige, incluindo aplicativos ricos em mídia.

Mas o principal benefício do uso do Plasma Bigscreen em uma TV inteligente é o suporte para aplicativos de desktop tradicionais, que podem caber perfeitamente na tela maior.

Uma versão beta em breve permitirá que os usuários testem o Plasma Bigscreen usando um Raspberry Pi 4, e o KDE diz que tudo deve ser executado em uma tela grande, mas você pode experimentá-lo também em um monitor comum.

E, claro, como tudo foi criado para TVs inteligentes, você pode controlar muito bem a interface com um controle remoto.

“Existe um suporte experimental para HDMI-CEC na imagem beta, então qualquer pessoa com uma TV compatível com HDMI-CEC pode optar por usar os controles remotos da TV”, diz o KDE .

Código aberto

O KDE Plasma Bigscreen também vem com controle de voz, o que tecnicamente significa que você pode controlar a interface com comandos de voz. Neste ponto, o sistema conta com o assistente de voz Mycroft Open Source para fazer isso, portanto, é necessária uma conexão com o servidor Home do Mycroft. Por sua vez, esse sistema depende do STT do Google, ou fala para texto, portanto alguns dados são obviamente enviados ao Google.

“Isso, é claro, não é o ideal, mas como código aberto, você pode alternar o back-end e usar o que quiser, até sistemas auto-hospedados, como o Mozilla Deepspeech. Ou você pode desativar completamente o reconhecimento de voz. Você escolhe ”, explica o KDE.

Obviamente, o Plasma Bigscreen é um software de código aberto, portanto é totalmente gratuito para todos e os desenvolvedores podem fazer suas próprias alterações no código.

O KDE promete que habilidades e aplicativos adicionais serão adicionados no futuro próximo, especialmente porque todo o projeto foi projetado desde o início para facilitar a expansão.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário