Confira !!
Parece que, nos próximos um ou dois lançamentos do kernel, poderíamos ver a Intel fazendo a transição do padrão de regulador de escala de frequência da CPU do economizador de energia de longa data para o regulador schedutil moderno. Agora, acredita-se que o schedutil deve ser pelo menos tão bom quanto a economia de energia.
Schedutil é o moderno regulador de escala de frequência da CPU do Linux que utiliza dados de utilização do planejador (daí seu nome) para tomar decisões sobre aumentar ou diminuir as frequências do clock da CPU. O Schedutil já existe há algum tempo e continua recebendo melhorias. Foi considerado o futuro dos governadores de CPUfreq .
Em particular, como os patches recentes de invariância de frequência , Rafael acredita que o suporte ao Schedutil está em boas condições para torná-lo o padrão.
Ele tem uma filial em que intel_pstate agora assume o modo passivo para sistemas sem HWP (Hardware P-States) e também usa o governador schedutil por padrão.
Outro ramo está carregando o patch sobre a alteração do comportamento dos sistemas com HWP. Essa alteração é considerada mais experimental e, portanto, preparada separadamente da modificação do padrão do sistema não-HWP.
No momento da escrita, esses patches não são enfileirados no ramo "-next" do gerenciamento de energia; portanto, eles podem não ser analisados a tempo da próxima janela de mesclagem do kernel Linux 5.7, mas, caso contrário, provavelmente estaríamos observando essa alteração padrão para entrar em Linux 5.8. Assim que a mudança acontecer, estaremos por aí com algumas referências de desempenho e potência do impacto do governador do P-State.
Fonte
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário