FERRAMENTAS LINUX: O RHEL9 provavelmente deixará de lado as CPUs x86_64 mais antigas, o Fedora pode se preparar melhor com o "Enterprise Linux Next"

sexta-feira, 27 de março de 2020

O RHEL9 provavelmente deixará de lado as CPUs x86_64 mais antigas, o Fedora pode se preparar melhor com o "Enterprise Linux Next"




Confira !!



O Red Hat Enterprise Linux 9 provavelmente verá o suporte para CPUs x86_64 mais antigas eliminado para se concentrar nas famílias x86_64 Intel / AMD mais modernas. Com isso, os desenvolvedores da Red Hat que trabalham no Fedora têm trabalhado em uma proposta "Enterprise Linux Next" para verificar não apenas essas alterações de compilação do x86_64, mas também fornecer um fluxo de trabalho de feedback para outras alterações.

Criado no mês passado, já havia uma buildroot extra para testar as atualizações da microarquitetura x86_64 no Fedora. Atualmente, o Fedora e o RHEL suportam CPUs x86_64 voltando para as CPUs AMD K8 originais, mas com o RHEL9 é provável que seja adotado um meio termo, visando apoiar famílias x86_64 mais recentes e extensões mais recentes do conjunto de instruções por padrão, enquanto ainda suporta uma variedade suficiente de hardware para estar em casos de uso de produção durante o ciclo de vida do RHEL9.

Isto segue a discussão do ano passado sobre o aumento potencial dos requisitos de CPU do Fedora para processadores habilitados para AVX2 . O requisito do AVX2 foi abatido por enquanto, mas aumenta a possibilidade de que esse seja o limite que os engenheiros da Red Hat consideram um possível requisito básico para o Red Hat Enterprise Linux 9. O AVX2 é encontrado nas CPUs Intel Haswell (2013) e nas mais recentes ou AMD Excavator CPUs (2015) e mais recentes.


A proposta desta semana como uma extensão desse teste de buildroot x86_64 é uma configuração de builtroot e composição do ELN . Este recurso "Enterprise Linux Next" (ELN) é fornecer um loop de feedback para os desenvolvedores do Fedora sobre o status das compilações de pacotes e composições de imagens de uma maneira semelhante ao processo de compilação do CentOS / RHEL.

A configuração do Fedora ELN consistiria em uma configuração de buildroot, sinalizadores de RPM e outras configurações para oferecer um processo mais semelhante ao tratamento de build do CentOS / RHEL. A discussão sobre a proposta do ELN pode ser encontrada na lista de discussão do Fedora . O Comitê de Engenharia e Direção do Fedora ainda precisa avaliar a proposta.

No limite de suporte x86_64 para a próxima versão principal do RHEL, será interessante ver o que está decidido. Dado os ciclos RHEL anteriores, o Red Hat Enterprise Linux 9 provavelmente não estará disponível até pelo menos 2023. A essa altura, o RHEL9 é lançado, pode ser bastante razoável usar o AVX2 como requisito básico para RHEL e Fedora. Aumentar o requisito básico certamente ajudará a permitir que padrões mais modernos de sinalizadores do compilador reduzam significativamente o desempenho do sistema para muitas cargas de trabalho em comparação com o padrão atual do AMD K8.



Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário