FERRAMENTAS LINUX: Um engenheiro da NVIDIA exibe os novos patches do Linux para a compactação de memória proativa

terça-feira, 3 de março de 2020

Um engenheiro da NVIDIA exibe os novos patches do Linux para a compactação de memória proativa



Confira !!



O engenheiro veterano do Linux Nitin Gupta, da NVIDIA, revelou seus últimos patches sobre o trabalho que iniciou no ano passado: a compactação proativa de memória para Linux motivada pelos problemas de latência provocados pela atual compactação sob demanda quando um aplicativo solicita muitas páginas grandes.

Gupta começou a publicar o trabalho de compactação proativo para o kernel do Linux no final de 2019. O trabalho é especialmente voltado para aplicativos que solicitam muita memória como grandes páginas, mas tem outros benefícios também para sistemas com RAM fragmentada.

Hoje ele publicou os patches de compactação proativos v2. Com esta nova versão, há novos ajustes para as pontuações de compactação por nó e por zona. Outras melhorias de código também foram feitas. A pontuação de proatividade para esse código ainda permanece controlada via sysfs; portanto, dependendo das preferências do sistema, a eficácia desse código pode ser controlada.

Em um de seus testes ao executar Java com páginas enormes transparentes ativadas, para alocar 700G de pilhas de Java usando páginas enormes, o tempo caiu de 27 minutos para pouco mais de três minutos, entre outros números promissores.

Esperamos que essa melhoria no gerenciamento de memória do Linux passe por suas rodadas finais de revisão pontualmente e, idealmente, veja a árvore principal em um futuro próximo.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário