sábado, 11 de abril de 2020
Mais participantes de código aberto estão apoiando um possível Fork do Qt
Confira !!
A notícia de que esta semana os lançamentos futuros do Qt podem se restringir a clientes pagantes por um período de doze meses deixou muitos usuários e desenvolvedores de código aberto chateados com razão. Até agora, o Qt forneceu apenas uma declaração breve e genérica, mas vários indivíduos e projetos já estão manifestando interesse em um fork do Qt, caso isso ocorra.
A esperança é, acima de tudo, que a The Qt Company e o KDE / KDE Free Qt Foundation possam chegar a um acordo mútuo sem esse embargo em versões futuras, o que efetivamente encerraria seu desenvolvimento. Mas, se um acordo não for resolvido e a The Qt Company prosseguir com seus planos em nome de aumentar as receitas de curto prazo decorrentes do coronavírus, os desenvolvedores estão expressando a vontade de desembolsar se for o caso.
Entre os que apóiam o conceito de bifurcar o Qt como último recurso, se necessário, estão os desenvolvedores da empresa de consultoria KDAB, o desenvolvedor do navegador Qute e o projeto QGIS como um dos principais pacotes de software para sistemas de informações geográficas, entre muitos desenvolvedores do KDE.
Esse tópico da lista de discussão é bastante ativo ao falar sobre a possível bifurcação, se necessário, incluindo aspectos como hospedagem na web até o que essa bifurcação deve ser chamada ("Kt" parece ser uma escolha popular até o momento com vários membros diferentes da comunidade )
Vamos ver o que acontece, mas infelizmente tudo está chegando enquanto o Qt 6 está esquentando para lançamento ainda este ano.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário