FERRAMENTAS LINUX: New Jersey faz um apelo aos programadores de Mainframes de COBOL para ajudar no combate ao COVID-19

segunda-feira, 6 de abril de 2020

New Jersey faz um apelo aos programadores de Mainframes de COBOL para ajudar no combate ao COVID-19


 Removendo o pó da década de 60



Na noite de sábado,o governador de New Jersey  fez um pedido bastante estranho.ao dizer que  " o estado precisa desesperadamente de programadores da COBOL para reformular o software de 50 anos que alimenta os mainframes de 40 anos atrás do sistema de desemprego do estado".

 O que torna esse pedido estranho é o fato da COBOL ser uma linguagem de programação  que foi criada em 1960  onde os mainframes (computadores de grande porte) passaram a liderar os servidores que nessa época tinham a sua arquitetura baseada no x86 que era usado décadas atrás.

Entretanto sabe-se que esses sistemas "arcaicos" ainda servem alimentar grande parte da infraestrutura por trás de agências governamentais, bancos e companhias aéreas.

O surgimento dessa necessidade se deve ao fato do estado de Nova Jersey ter que processar um aumento impressionante de 1.600% nas reivindicações de desemprego, à medida que a onda de fechamentos de negócios estimulados por coronavírus ocorre.

Os mainframes da década de 80 alimentam o sistema de desemprego de Nova Jersey, logo para realizar as operações de aumento de carga seriam necessários programadores  que soubessem a linguagem COBOL que, atualmente, não existem mais.

Isso é um grande desafio para o Estado que pretende pagar mais de 362.000 pedidos de desemprego registrados nas últimas duas semanas. sem dizer os que não foram mencionados, e os novos pedidos.

O estado de Connecticut está fazendo um projeto junto com outros três outros estados  para contratar os programadores de COBOL  para revisar a sua própria infraestrutura antiga de mainframe.. Esses esforcosnão serão nada fáceis uma vez que a linguagem COBOL está morta e não é mais ensinada nas universidades há décadas e os preços desses programadores  custa entre US $ 55 e US $ 85 por hora .

Essa menção de um sistema de mainframe,evoca em muitos imagens que nos remontam aos computadores de grande porte oriundos de uma época passada . Na realidade atual,  os mainframes continuam sendo implantados em todo o mundo e processam bilhões de transações por dia. A receita da IBM Systems z Systems, por exemplo, cresceu em 62% por cento no ano passado, mas esses sistemas são decididamente mais modernizados do que as relíquias que administram o sistema de desemprego de Nova Jersey.

                                          Mainframe (crédito: tomsharware )
           

Hoje em dia, os mainframes são máquinas sofisticadas que se parecem poucos com os seus predecessores fora à sua arquitetura eles suportam as principais distribuições, tempos de execução, linguagens de desenvolvimento e ferramentas de gerenciamento do Linux,
























O uso dos mainframes se deve pelo motivo de que eles são inalteráveis (não existem muitos Hackers de COBOL nos dias de hoje), eles oferecem uma maior confiabilidade, eles também oferecem  99,999% de de disponibilidade e intensa escalabilidade em uma das plataformas mais abertas do mundo, mas o preço tradicionalmente tem sido bastante caro, mas de acordo com a IBM, os novos sistemas de hoje são decididamente mais baratos do que o aluguel de instâncias na nuvem pública.


Com o aparecimento do COVID-19  vários paises estão com dificuldades estruturais e o mesmo aconttece com os EUA onde Nova Jersey como outros estados apresentaram problemas na contenção dessa pandemia.

Acredito e torço para que o mundo tire alguma lição proveitosa desse mal e os governos percebam de uma vez a importância do estudo, pesquisa científica, tecnologia.



Fonte


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário