FERRAMENTAS LINUX: O FreeBSD em laptops ainda é um grande desafio, mas o Slimbook poderá em breve estar funcionando bem

domingo, 19 de abril de 2020

O FreeBSD em laptops ainda é um grande desafio, mas o Slimbook poderá em breve estar funcionando bem




Confira !!


O FreeBSD pode estar funcionando muito bem em servidores como o Netflix, mas quando se trata de executar o sistema operacional BSD em laptops, ainda é uma grande bagunça.

O suporte ao laptop FreeBSD não é tão bom quanto o FreeBSD em servidores, mas pelo menos nos últimos tempos tem havido mais foco e ação do desenvolvedor em melhorar a compatibilidade do laptop.

Entre as iniciativas recentes que ajudam a isso, estão mais contribuições do FreeBSD da Intel e da Fundação FreeBSD, que compram laptops mais novos para os desenvolvedores, em um esforço para melhorar o suporte de hardware. Com esse esforço da FreeBSD Foundation, seu foco inicial foi nos laptops da 7ª geração Lenovo X1 Carbon.

O desenvolvedor de software livre de longa data Adriaan de Groot, que esteve muito envolvido nos esforços do FreeBSD + KDE recentemente, tentou fazer com que o FreeBSD funcionasse bem no Slimbook Base 14. Enquanto o Slimbook com CPU Intel Comet Lake e tela 1080p é amigável com os sistemas Linux , fazer com que o ultrabook funcione bem no FreeBSD é muito mais um desafio.

Adriaan está trabalhando para que um ambiente KDE no FreeBSD funcione no Slimbook Base 14, mas até agora não está funcionando totalmente. Ele está tentando com o FreeBSD 12-RELEASE e 13-CURRENT não ter muito sucesso - incluindo funcionalidades importantes, como o WiFi não está funcionando. Além do desafio da conectividade sem fio, os gráficos também não estão funcionando no momento, ele está executando o dispositivo no modo de texto.



Portanto, por enquanto não é bem-sucedido a execução do FreeBSD no Slimbook Base 14 (ou na maioria dos outros laptops), mas pelo menos nesse meio tempo está levando Adriaan a experimentar o suporte ao buffer de quadro Qt para potencialmente executar mais software orientado a GUI fora do X11 / Wayland, mas apenas fora do buffer de quadros básico.

Mais detalhes sobre os esforços do FreeBSD até agora na Slimbook Base 14 podem ser encontrados no blog de Adriaan .


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário