FERRAMENTAS LINUX: O GNU Guix quer substituir o kernel Linux-Libre pelo Hurd Micro-Kernel

quinta-feira, 2 de abril de 2020

O GNU Guix quer substituir o kernel Linux-Libre pelo Hurd Micro-Kernel



Confira !



Aparentemente, no começo, pensei que era apenas uma piada do dia dos enganados, mas os desenvolvedores do GNU Guix responsáveis ​​por seu gerenciador de pacotes e sistema operacional estão realmente trabalhando para substituir o kernel do Linux (GNU Linux-libre para ser exato) pelo GNU Hurd .

O projeto GNU Guix anunciou ontem que está planejando descontinuar o suporte ao kernel do Linux. O alvo do Guix 1.1 seria o último Linux-libre de suporte e, pelo Guix 2.0, eles removeriam o kernel Linux por completo, mas ainda assim permitiriam que distribuições "estrangeiras" o suportassem da melhor maneira possível.

Eles querem que o GNU Hurd "aumente a segurança e a liberdade de seus usuários". Embora o GNU Hurd ainda não seja executado em grande parte do hardware atual.para não mencionar todos os outros recursos mais recentes de hardware e suporte a dispositivos. O Hurd pode ser basicamente desenvolvido para uma máquina virtual básica, mas não é muito prático além disso, mas se encaixa nos princípios da GNU sobre liberdade.

O GNU Guix padronizado para o Hurd seria um dos poucos projetos de código-fonte aberto fazendo isso, com o Debian não oficial GNU / Hurd sendo outro.

Pensando que pode ter sido apenas uma piada elaborada do Dia da Mentira, mas na verdade existem os ramos wip-hurd e wip-hurd-vm do Guix, onde este trabalho está acontecendo para promover o Hurd no ecossistema Guix.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário