FERRAMENTAS LINUX: O LibreOffice 7.0 prefere criar seu código de renderização com o compilador Clang do LLVM

segunda-feira, 20 de abril de 2020

O LibreOffice 7.0 prefere criar seu código de renderização com o compilador Clang do LLVM



Confira !!



Com o lançamento do LibreOffice 7.0 em alguns meses, o pacote de escritório de código aberto agora prefere criar pelo menos partes de sua base de código com o compilador LLVM Clang sobre o GCC ou o Microsoft MSVC, mesmo que o compilador padrão não seja o Clang.

Pelo menos no que diz respeito ao novo código de renderização do Skia , o LibreOffice 7.0+ tentará encontrar e usar o LLVM Clang, mesmo que o compilador padrão não seja o Clang.

O desenvolvedor da Collabora, Luboš Luňák, fez a alteração no LibreOffice Git hoje para preferir criar seu código de renderização Skia com o Clang, se possível.

Observado na mudança ",O Skia é otimizado para ser construído com Clang (-cl) e no modo raster baseado em CPU, algumas operações são várias vezes mais lentas se construídas com outra coisa (por exemplo, fmax / fmin não é otimizado para montagem em linha). Basta selecionar o Clang para ser instalado no instalador do MSVS. Neste ponto, não está claro como lidar com os binários de liberação, se funcionar dessa maneira e forçado, ou talvez o Clang possa ser usado para criar tudo, ou talvez de outra maneira. "

Essa mudança é sobre o Clang oferecer desempenho dramaticamente mais rápido no modo de fallback de software. A Skia suporta a renderização de hardware, incluindo o LibreOffice 7.0 que suporta a aceleração do Vulkan. Portanto, o ideal é que os usuários não atinjam o fallback baseado na CPU, mas para aqueles em sistemas mais antigos, onde esse será o caso, criar o código com o Clang pelo menos por enquanto é mais rápido do que outros compiladores.

A mudança para preferir o Clang decorre de um relatório de erro sobre o desempenho de rolagem lenta no Calc. Presumivelmente, embora os desenvolvedores do GCC se comprometam com o desafio de agora tentar ajustar melhor seu desempenho para competir melhor nessa área. O Clang se saindo tão bem com o Skia não é uma surpresa, considerando que o Google está usando o Clang como compilador padrão na produção do Skia, Chrome e outras ofertas de software em várias plataformas

Fonte

Atpe a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário