FERRAMENTAS LINUX: Os desenvolvedores de Linux estão novamente tentando ativar o Intel FSGSBASE para obter melhor desempenho

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Os desenvolvedores de Linux estão novamente tentando ativar o Intel FSGSBASE para obter melhor desempenho



Confira !!


Durante anos, surgiram patches para ajudar o desempenho de cargas de trabalho sensíveis à alternância de contexto que remontam às CPUs "Ivy Bridge", mas sem nunca cruzar a linha de chegada para mesclar esse suporte " FSGSBASE ". Mas agora em 2020, mais uma vez, está sendo tentada.

Esses patches são sobre a ativação do uso da instrução FSGSBASE para permitir leitura e gravação no FS / GS BASE a partir de qualquer nível de privilégio. Há benefícios de desempenho graças a ignorar uma chamada do sistema e gravação MSR e também registrar economias.

No ano passado, houve uma quantidade razoável de patches de kernel Linux flutuando na frente do FSGSBASE, o que certamente foi bem-vindo, considerando como o desempenho da alternância de contexto foi prejudicado nos últimos dois anos como resultado de várias mitigações como Spectre e Meltdown.

Havia patches para esse suporte do FSGSBASE Linux no final do ano passado, mas todos ficaram em silêncio sem que o código fosse mesclado e aparentemente interrompido, aguardando feedback dos desenvolvedores do depurador do GDB.

Sasha Levin, da Microsoft, está agora tentando retomar o trabalho. Ele reviveu o último tópico da lista de discussão na esperança de ver alguma ação e resolver quaisquer questões / problemas restantes, para que possa ser mantida. Por que o proeminente engenheiro de kernel Linux da Microsoft se importa? Presumivelmente, a maximização do desempenho em sua nuvem do Azure, pois mais da metade dessas instâncias está executando o Linux e, especialmente, com os hits encontrados desde 2018 como resultado das vulnerabilidades especulativas de execução.

Enquanto isso, Andi Kleen, da Intel, reafirmou hoje: " Nada quebra, e é uma boa melhoria para o desempenho da troca de contexto, no desempenho da NMI / PMU, e também oferece ao usuário dois registros gratuitos para brincar " .

Esperamos que o suporte do Intel FSGSBASE para Linux possa ser esquecido este ano - espero que agora para o ciclo Linux 5.8. Enquanto isso, o Intel Ivy Bridge como os primeiros processadores com suporte FSGSBASE estão marcando oito anos desde o lançamento, no final deste mês.




Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário