FERRAMENTAS LINUX: Os desenvolvedores do Qt discutem uma ferramenta baseada em Clang teórico para portar o código do Qt5 para o Qt6

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Os desenvolvedores do Qt discutem uma ferramenta baseada em Clang teórico para portar o código do Qt5 para o Qt6




Confira !!



Embora o futuro do Qt como um projeto de código aberto não esteja muito claro por enquanto, está progredindo como se tudo estivesse bem. Um dos novos itens discutidos na frente do Qt 6 é discutir uma possível ferramenta baseada no LLVM Clang para ajudar os desenvolvedores a converter automaticamente toda a sintaxe do Qt 5 em uma maneira compatível com o Qt 6.

Essa ferramenta teórica pode ajudar muito na adoção do Qt 6 se, em grande parte, for possível converter a maioria dos códigos do Qt 5 em uso compatível com o Qt 6.

Vitaly Fanaskov, da The Qt Company, levantou uma discussão na lista de discussão sobre a seguinte premissa:
Forneça ferramentas baseadas em clang para (semi-) portar automaticamente as bases de código dos usuários para uma nova versão do Qt. Essas ferramentas podem corrigir um código ou, pelo menos, adicionar um comentário em locais potencialmente problemáticos onde o usuário deve corrigir o código. Um desenvolvedor que altera a API também deve implementar uma regra para essas ferramentas. E, claro, ajuste levemente os guias de design da API.

É certamente um conceito interessante de poder (semi-) converter automaticamente o código Qt5 em Qt6 ou, pelo menos, diminuir a barreira para a codificação. O LLVM / Clang foi alavancado por esforços como formatação automática de código, código de tradução e outros casos de uso inovadores, de modo que certamente não está fora do campo de possibilidades.

Mas ninguém escreveu esse utilitário ainda e não está claro se a empresa Qt está planejando fazê-lo. As opiniões expressas contra essa proposta são que o Clang não é capaz de compilar todas as bases de código que usam Qt, para que não sejam universais e que esse código de conversão ainda não tenha sido escrito. O código gerado automaticamente também tende a não parecer tão bom quanto o código escrito manualmente, mas veremos se esse esforço vale a pena ajudar a adoção do Qt 6 para sua estréia no final de 2020.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário