quinta-feira, 21 de maio de 2020
A Intel envia os patches trazendo a placa gráfica "DG1" no Linux
Confira !
Há meses, os desenvolvedores de drivers de código aberto da Intel trabalham no suporte gráfico " Gen12 ", necessário principalmente para o Tiger Lake e, mais recentemente, também é confirmado para o Rocket Lake . Mas o Gen12 também é necessário para os Xe Graphics altamente esperados, com as ofertas gráficas discretas que virão nos próximos meses pela Intel. Criando o código de driver gráfico Gen12 existente, a Intel publicou hoje os primeiros patches DG1 para habilitar sua primeira placa gráfica discreta no Linux.
Enviados pela equipe de código aberto da Intel foram o conjunto inicial de 37 patches do kernel Linux para criar a plataforma gráfica discreta DG1 no Linux. Esses patches constroem o já existente suporte Gen12, além de alguns patches pendentes do Rocket Lake e outras séries recentes de patches, como a introdução do conceito de memória local do dispositivo (vRAM dedicada) ao driver gráfico do kernel que até agora estava centrado nos recursos gráficos integrados.
Ao percorrer os patches , alguns destaques da pesquisa rápida incluem:
- Inicialmente, apenas um único ID de PCI de 0x4905 é adicionado ao DG1.
- A confirmação do hardware Intel dGFX é coerente com a memória do sistema, mesmo através do PCIe, que era bastante conhecido, mas pelo menos esses patches têm os recursos necessários conectados no lado do software.
- Como tem sido o caso das gerações recentes de gráficos da Intel, há blobs de firmware.
Procure mais patches Intel DG1 nas próximas semanas. Embora devido ao tempo dos patches, é improvável que eles fiquem na fila do DRM-Next antes do Kernel Linux 5.8, portanto, é improvável que essa funcionalidade discreta inicial da Intel seja mantida até o Kernel Linux 5.9, a menos que haja um empurrão rápido para direcioná-lo para 5.8 ... Nesse caso, é possível que o hardware Intel DG1 comece a ser enviado antes que o Linux 5.9 seja lançado como estável, mas veremos como ele funciona. Normalmente, a Intel é muito boa em ver o suporte da linha principal antes do envio do hardware, mas isso nem sempre acontece devido a vários problemas de tempo. O Linux 5.8 verá sua janela de mesclagem aberta durante as primeiras duas semanas de junho, dependendo de como o restante do ciclo do Kernel Linux 5.7 ocorrerá. O Kernel Linux 5.8 terá seu lançamento estável por volta do início de agosto e o Kernel Linux 5. O kernel 9 deve estrear como estável por volta de outubro. Por outro lado, a Intel está planejando propagar o DG1 para os desenvolvedores, então, espero que essas pessoas interessadas no Linux sejam capazes de criar um kernel Linux a partir do Git, caso em que o tempo para o desembarque desses patches é menos importante ...
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Intel,
Linux,
Linux Devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário