FERRAMENTAS LINUX: O Driver AMD Energy foi enfileirado antes do Kernel Linux 5.8 para os sensores de potência de núcleo / pacote

segunda-feira, 25 de maio de 2020

O Driver AMD Energy foi enfileirado antes do Kernel Linux 5.8 para os sensores de potência de núcleo / pacote




Confira !



Chegando neste final de semana em hwmon-next, antes do próximo ciclo do kernel Linux 5.8, está o recentemente relatado no driver "amd_energy" para suportar os sensores de energia do núcleo e do pacote AMD Zen / Zen2.

Este é o relatório recentemente relatado sobre o trabalho de um engenheiro do Google que permite que as CPUs AMD Zen exponham o uso de energia no Linux por meio da estrutura RAPL (Runtime Average Power Limiting). O driver amd_energy está chegando ao kernel Linux 5.8 por meio do subsistema "hwmon" de monitoramento de hardware, graças a esta contribuição de código aberto do Google.

Ter esse relatório para as modernas CPUs AMD no Linux é algo que há muito tempo desejávamos ver, mas algo que não havia sido trabalhado pela AMD para o kernel Linux enquanto no Windows há relatórios semelhantes via Ryzen Master, etc.

Essa adição do driver amd_energy, além do recente trabalho da comunidade no driver k10temp, agora permite um bom monitoramento térmico da CPU e relatórios de energia do núcleo / pacote no Linux. Ainda existem algumas lacunas no lado térmico, mas pelo menos em boa forma para quem deseja ler esses números no Linux.

O driver amd_energy possui pouco mais de 400 linhas de novo código. Os engenheiros do Google criaram esse driver com base em folhas de dados públicas da AMD relativas aos MSRs relevantes. Os números são relatados via sysfs para os interessados.



Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário