FERRAMENTAS LINUX: Obrigado Oracle! Novos patches pendentes podem reduzir o tempo de inicialização do Linux em até ~ 49%

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Obrigado Oracle! Novos patches pendentes podem reduzir o tempo de inicialização do Linux em até ~ 49%





Confira !!



Embora muitos não considerem as contribuições de software de código aberto da Oracle com muita ansiedade, alguns novos patches de sua equipe podem beneficiar drasticamente os tempos de inicialização do kernel do Linux e estão trabalhando para aprimorá-lo. Os números já são muito promissores e outros trabalhos também estão em andamento para tornar a melhoria ainda mais tentadora.

Em 2017, a Equipe do Oracle Linux Kernel anunciou o KTask para multithreading no kernel para tarefas intensivas de CPU . A estrutura do KTask nunca chegou ao kernel Linux principal, mas foi usada com o Kernel Unbreakable Enterprise do Oracle Linux . Mas agora foi publicada uma nova iteração da série de patches, focada apenas em ser capaz de lidar com tarefas multiencadeadas com o PADATA.

O PADATA do Linux é um mecanismo de execução paralelo para executar tarefas em várias CPUs, mantendo a ordem das tarefas. O PADATA, em sua forma atual, é executado em paralelo, pode executar tarefas de thread único, mas com o trabalho da Oracle, ele pode lidar com tarefas de vários threads dividindo o trabalho de maneira uniforme nos núcleos da CPU. Essa série de patches prepara o PADATA para multithreading, com o usuário inicial sendo adiado init da página de estrutura, como um grande gargalo no processo de inicialização do Linux.

Daniel Jordan, da Oracle, observou: " Isso foi testado em uma variedade de sistemas x86 e acelera a inicialização do kernel em 6% a 49%, tornando o init adiado 63% a 91% mais rápido."A Oracle está obtendo um ótimo desempenho desse trabalho de paralelização no momento da inicialização, especialmente em configurações de vários nós com grandes quantidades de RAM. Esse trabalho não apenas beneficia os sistemas bare metal, mas também o tempo para ativar as VMs, o que é importante para o uso na nuvem. casos, especialmente se precisar responder a mudanças de capacidade / demanda.

Um Intel desenvolvedor do kernel também comentou que em um sistema de teste que encontrou o tempo que levou para bater / sbin / init quase foi reduzido pela metade e " Isso faz uma enorme diferença;. Inicialização da memória é o maior componente restante de tempo de inicialização "

Essas manchas em sua A forma atual é empolgante, mas este é apenas o começo. Separado desse suporte inicial de trabalhos multithread PADATA e do usuário inicial, há mais correções em andamento para poder paralelizar mais tarefas do kernel.

Vamos esperar que a revisão do código corra bem e que este trabalho possa ser encontrado em breve no kernel da linha principal (Linux 5.8, talvez se for rápido o suficiente). Por enquanto, o trabalho pode ser encontrado na lista de discussão do kernel .
Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário