FERRAMENTAS LINUX: Os novos patches no Linux confirmam as CPUs de última geração EPYC "Milan" para suportar o MPK

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Os novos patches no Linux confirmam as CPUs de última geração EPYC "Milan" para suportar o MPK



Confira !!



Recentemente, observamos que a revisão mais recente do Manual de Referência do Programador da AMD aponta para o suporte a PCID e MPK / PKEY em futuras CPUs. Novos patches do Linux agora confirmam que o suporte ao MPK está a caminho com os processadores EPYC de última geração.

O suporte à Chave de proteção de memória (PKE) é suportado pelos processadores Intel desde o Xeon Skylake e permite proteções de memória baseadas em páginas com as instruções RDPKRU e WRPKRU. Conforme observado no PRM, o recurso "fornece uma maneira de os aplicativos imporem proteções de acesso a dados com base em páginas (leitura / gravação, somente leitura ou sem acesso), sem exigir modificação das tabelas de páginas e subseqüentes invalidações de TLB quando o aplicativo altera a proteção domínios ".

Enviados hoje foram um conjunto de patches reutilizando o caminho do código X86_INTEL_MEMORY_PROTECTION_KEYS do kernel Linux e dando suporte ao MPK no código de virtualização AMD SVM KVM.

O comentário do patch indica claramente que se trata de CPUs EPYC de última geração, " a próxima geração de processadores EPYC da AMD oferece suporte ao recurso MPK (Memory Protection Keys) " .

Os patches são bastante diretos ao reutilizar o existente do kernel O código MPK já havia sido implementado anteriormente pela Intel e apenas duas dúzias de linhas de código para o código AMD SVM na Máquina Virtual baseada em Kernel (KVM).

É possível que esse suporte ao AMD MPK seja integrado ao Linux 5.8. Os patches podem ser revisados ​​quando um desenvolvedor da Intel solicitou que não houvesse a opção Kconfig X86_INTEL_MEMORY_PROTECTION_KEYS na opção X86_MEMORY_PROTECTION_KEYS proposta para evitar problemas no arquivo de configuração ao fazer a transição para novas versões do kernel. que ainda há tempo para colocar esse material na fila para o próximo ciclo de 5,8 em junho e deve ficar estável em agosto.

Isso acompanha uma série de outros trabalhos de código aberto que vimos nas últimas semanas / meses em torno do Zen 3 . Espera-se que os processadores baseados no AMD EPYC "Milan" Zen 3 sejam lançados até o final deste ano.


Fonte


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário