FERRAMENTAS LINUX: Um Engenheiro da NVIDIA renova o trabalho na compactação de memória proativa do Linux

terça-feira, 19 de maio de 2020

Um Engenheiro da NVIDIA renova o trabalho na compactação de memória proativa do Linux



Confira !!



Uma das interessantes séries de patches publicadas inicialmente em 2019 pelo engenheiro da NVIDIA Nitin Gupta estava em compactação proativa de memória para o kernel Linux, enquanto até agora em 2020 ele ainda não foi mesclado, mas uma quinta revisão do trabalho foi publicada hoje.

A compactação proativa de memória foi criada para resolver problemas de latência atualmente enfrentados com o comportamento de compactação de memória sob demanda do kernel, que pode acontecer como resultado da solicitação de muitas páginas grandes.

Os benchmarks mostrados por Gupta no passado mostraram, por exemplo, uma configuração de teste Java com páginas enormes transparentes e solicitando toneladas de páginas enormes que o tempo caiu de 27 minutos para pouco mais de 3 minutos. Outros números de benchmark também foram promissores com a compactação proativa de memória.

O comportamento da compactação pró-ativa permanece configurável por meio de um novo sinalizador compaction_proactiveness para determinar o quão agressiva a compactação deve ocorrer em segundo plano. Com o patch v5, a configuração ajustável agora é exposta via sysctl e, além disso, há outras pequenas alterações no código.

Mais detalhes através da mensagem de patch da v5 . Esperamos que esse suporte proativo de compactação de memória seja o principal em breve, potencialmente até para o Kernel Linux 5.8 se esta última rodada de revisão de código for proveitosa.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário