FERRAMENTAS LINUX: Um desenvolvedor da Intel publica um patch mais recente para taxa de atualização variável no X.Org Modesetting

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Um desenvolvedor da Intel publica um patch mais recente para taxa de atualização variável no X.Org Modesetting


Confira !!



Atualmente, com a Intel suportando Adaptive-Sync / VRR com gráficos Gen11 + e atualmente suportando efetivamente apenas a configuração xf86-video-mode para desktops Linux controlados por X.Org, em vez de seu driver xf86-video-intel basicamente morto, os desenvolvedores Linux de código aberto da Intel continue trabalhando no suporte da taxa de atualização variável do encanamento neste DDX genérico de configuração de modo.

No mês passado, houve mais trabalho para transferir o Adaptive-Sync / VRR para xf86-video-modesetting, enquanto esta semana o patch mais recente foi enviado por Uday Kiran Pichika, da Intel.

Esse patch de suporte VRR é baseado no código encontrado no driver DDX xf86-video-amdgpu da AMD que oferece suporte ao Adaptive-Sync / FreeSync há vários anos em conjunto com o driver do kernel AMDGPU DRM ao usar saídas DisplayPort.

Embora o xf86-video-modesetting seja o driver X.Org DDX genérico, esse suporte consiste em definir a propriedade adequada para ativar o suporte e expor uma opção X.Org "VariableRefresh". O trabalho pesado ainda é obviamente feito pelos respectivos drivers do kernel.

A Intel ainda está trabalhando nas alterações necessárias no driver do kernel DRM para dar suporte ao VRR / Adaptive-Sync em seu hardware gráfico com Icelake e mais recente. Mas o patch mais recente observa que vários jogos e demos já foram testados com o VRR ativado.

Pelo menos até que a Intel retire o suporte do lado do kernel, esse trabalho de configuração do modo xf86-video pode ser apreciado pelos jogadores do Radeon Linux usando esse driver DDX sobre o xf86-video-amdgpu.

Este patch mais recente ainda está marcado como "trabalho em andamento", mas, como ainda não há uma linha do tempo para realmente liberar o X.Org Server 1.21, não há pressa imediata de qualquer maneira ... Talvez possamos finalmente ver a versão v1.21 tardia no final do ano, com essa melhoria no modo DDX de configuração.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário