FERRAMENTAS LINUX: A solicitação de mesclagem do driver Radeon RADV foi aberta para usar o ACO por padrão

terça-feira, 16 de junho de 2020

A solicitação de mesclagem do driver Radeon RADV foi aberta para usar o ACO por padrão





Confira !!



Uma solicitação de mesclagem aberta no final da semana passada agora teria o driver Mesa Radeon Vulkan "RADV" padrão para usar o compilador de shader ACO com suporte da Valve no lugar do back-end padrão LLVM AMDGPU.

O ACO é o back-end que a Valve tem financiado para tempos de compilação mais rápidos do shader e mais desempenho otimizado, pelo menos para jogos. O back-end AMDGPU LLVM é o que o RADV usou por padrão até agora e atualmente é usado exclusivamente pelo driver RadeonSI Gallium3D, bem como por outros componentes oficiais do driver AMD.

Como o RADV é o driver Vulkan de "comunidade" desenvolvido fora da AMD por empresas como Red Hat, Google e Valve, cabe a essas partes decidir o back-end do compilador padrão. O RADV + ACO está em ótima forma desde o Mesa 20.0 e agora parece que, para o próximo trimestre, o Mesa 20.2 poderá usá-lo por padrão.

O back-end RADV AMDGPU LLVM permaneceria disponível para aqueles que desejam usá-lo - bem como para fins de teste / comparação ao criar perfil de desempenho ou tentar avaliar bugs. Mas essa alteração no hardware suportado agora usa o back-end ACO mais rápido, sem a necessidade de definir variáveis ​​de ambiente adicionais, como atualmente.

A solicitação de mesclagem permanece aberta para alterar esse padrão. Ainda há duas outras solicitações de mesclagem aberta ainda necessárias antes que essa alteração ocorra - melhor manipulação do SMEM e ativação do suporte FP16 ao GFX9 + para alcançar a paridade de recursos com o back-end do LLVM.

Curiosamente, essa solicitação de mesclagem também indica que ainda há planos da Valve para trazer o back-end ACO para o driver RadeonSI Gallium3D OpenGL. Samuel Pitoiset observou: "Sim, temos um plano [para portar o ACO da RADV para o RadeonSI]".


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário