FERRAMENTAS LINUX: As CPUs Loongson 3 estão começando a trabalhar com a virtualização KVM do Linux

domingo, 14 de junho de 2020

As CPUs Loongson 3 estão começando a trabalhar com a virtualização KVM do Linux




Confira !



Recentemente, houve um aumento na atividade de suporte upstream do Linux em torno das CPUs Loongson, as CPUs MIPS64 de fabricação chinesa. Com o Kernel Linux 5.8, os novos modelos de CPU Loongson 3 podem até começar a oferecer suporte à virtualização baseada em KVM.

As principais alterações de KVM do Kernel Linux 5.8 já foram mescladas e, como requisição de recebimento da Máquina Virtual baseada em Kernel (KVM) secundária, ocorreram algumas alterações adicionais, pouco antes do congelamento do código deste fim de semana e da versão do Kernel Linux 5.8-rc1.

O mais notável nesta segunda rodada de atualizações do KVM é o Loongson-3 agora sendo suportado. Ou, em particular, os modelos Loongson-3A R4 (Loongson 3A4000) e além, com os modelos 3A2000 / 3A3000 com suporte incompleto. O Loongson 3A4000 foi lançado no ano passado como a mais recente atualização da família Loongson 3 e possui quatro núcleos com velocidades de clock de até 2,0 GHz e fazendo uso do conjunto de instruções MIPS64 Release 5.

Este suporte à virtualização KVM foi liderado pelo fornecedor Lemote da Loongson. Embora não espere muito do desempenho ou dos recursos de virtualização do Loongson 3A4000, pois as especificações ainda deixam muito a desejar. Além disso, esse trabalho são as alterações do lado do host para o Kernel Linux 5.8, enquanto ainda estão chegando outros trabalhos do convidado, bem como as alterações necessárias no QEMU.

Esta solicitação de recebimento lista todas as mudanças da segunda rodada do KVM para o Linux 5.8, mas o suporte ao Loongson-3 é mais notável, enquanto o restante das alterações concentra-se principalmente em correções.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário