FERRAMENTAS LINUX: LiteDIP: Criando blocos IP de código aberto para drivers genéricos de Linux em FPGAs

sexta-feira, 12 de junho de 2020

LiteDIP: Criando blocos IP de código aberto para drivers genéricos de Linux em FPGAs




Confira !!



Martin Peres, conhecido por mais de uma década na comunidade X.Org, por seu trabalho de longa data no driver Nouveau de código aberto e nos últimos anos trabalhando na equipe de drivers gráficos de código aberto da Intel, vem desenvolvendo um novo projeto de hobby em torno de aplicativos abertos genéricos. fonte de drivers Linux para FPGAs.

Peres nesta semana escreveu um post no blog sobre suas opiniões pessoais sobre por que existem tão poucos drivers de código aberto para FPGAs / hardware aberto, especialmente quando se trata de suporte upstream.

Ao fechar a postagem do blog, ele anuncia que começou a trabalhar em uma nova iniciativa chamada LiteDIP, focada em fornecer drivers para blocos de código aberto que podem ser facilmente implantados em FPGAs. "Remover o medo da instabilidade da ABI em núcleos abertos está no centro do meu novo projeto, o LiteDIP. Para demonstrar sua eficácia, gostaria de expor todo o hardware disponível no NeTV2 (HDMI IN / OUT, Ethernet 10/100, leitor de cartão SD, ventilador, temperatura, voltagens) e no ULX3S (HDMI IN / OUT, WiFi, Bluetooth, leitor de cartão SD, LEDs, GPIOs, ADC, botões, áudio, rádio FM / AM,…) usando o mesmo driver. Os usuários podiam escolher módulos, configurá-los ao seu gosto e nenhuma alteração no driver seria necessária. Parece ambicioso, mas também parece um desafio digno! Não apenas desfruto de um novo hobby, mas também reunia desenvolvedores de software e hardware, permitindo a criação de computadores modernos ou aceleradores usando um tamanho único para todas as placas de hardware abertas. "

O LiteDIP significa os blocos IP detectáveis ​​baseados em LiteX. O repositório LiteDIP Git tem muito mais documentação sobre esse novo projeto de código aberto, mas é resumido como " Blocos IP baseados em LiteX plug-and-play, permitindo a criação de drivers Linux genéricos. Projete seu SoC baseado em FPGA com eles e obtenha uma (potencialmente upstream) para ele instantaneamente! "


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário