FERRAMENTAS LINUX: Finalmente, o Kernel Linux 5.9 oferece o suporte adequado ao teclado do Ultrabook ThinkPad 10

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Finalmente, o Kernel Linux 5.9 oferece o suporte adequado ao teclado do Ultrabook ThinkPad 10



Confira !!



Embora a Lenovo tenha se comprometido recentemente a certificar mais sistemas para o uso do Linux e o suporte a drivers / hardware upstream para o Linux , ainda existe uma lista de pendências de dispositivos Lenovo existentes que ainda têm menos do que desejam o suporte ao Linux. Mas, graças à Red Hat e outros, o suporte ao hardware continua avançando.

O Lenovo ThinkPad 10 Ultrabook estreou inicialmente em 2014 e agora com o Linux 5.9 estreando no final de 2020, há suporte adequado ao teclado, graças a Hans de Goede , da Red Hat, que freqüentemente fornece melhorias de driver semelhantes para uma gama de hardware ao longo dos anos.

Com as alterações da Lenovo agora na fila no HID-next para o kernel Linux 5.9, o teclado do ultrabook ThinkPad 10 deve estar em boa forma. Anteriormente, algumas das teclas de função não estavam funcionando, pois o teclado emitia o mesmo código de uso; portanto, era necessário adicionar um mapeamento para o índice de uso. Também foram necessárias alterações de código adicionais para que os LEDs de mudo do alto-falante e do microfone funcionem, integrados às teclas de função. Além disso, foram necessárias mais algumas dezenas de linhas de código para que o suporte ao bloqueio de funções funcionasse neste teclado ultrabook. O bloqueio da função pode ser alternado por sysfs semelhante a outro suporte de teclado do ThinkPad.


Para finalizar, o trabalho de Hans também estava lidando com um problema em que a tecla "F23" ocorria ao sair da suspensão, mesmo que o teclado não tivesse a tecla F23.

Essas melhorias no código do driver Lenovo HID e mais vão para o Kernel Linux 5.9 com essa janela de mesclagem acontecendo em agosto e o ciclo deve terminar com o lançamento estável em outubro. Enquanto isso, ainda estamos à procura de aprimoramentos de driver Linux saindo da Lenovo.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário