domingo, 26 de julho de 2020
As imagens de kernel Linux são compactadas com o Zstd e parecem muito próximas da linha principal, com ótimos resultados
Confira !
O trabalho de Zstd no kernel do Linux para usar esse algoritmo de compactação Zstandard desenvolvido pelo Facebook para acelerar os tempos de descompressão ao inicializar imagens do kernel do Linux pode ser mantido logo que o Linux 5.9.
Nick Terrell, do Facebook, na quinta-feira à noite, enviou a oitava versão desses patches do Zstd para permitir que a imagem do kernel do Linux fosse compactada com ele. Esses patches foram enviados novamente como uma solicitação de recebimento, embora pareça haver alguns ajustes de código bastante triviais a serem feitos neste momento.
Os patches mostram um grande potencial para o uso do Zstd para compactar o kernel, ramdisk e initramfs.
Os engenheiros do Facebook descobriram que, no hardware x86_64, ao mudar de XZ para Zstd para o sistema de arquivos RAM inicial, o tempo de descompressão caiu de 12 segundos para apenas 3 segundos. Esse switch XZ para Zstd resultou em uma melhoria geral de dois segundos no tempo de inicialização. Também há uma grande melhoria se for do LZMA para o Zstd, onde o Facebook encontrou nesses servidores, o tempo de descompressão passou de 27 para 8 segundos.
Quanto à taxa de compactação, o Zstd é menor que o kernel Gzip'ed, mas maior que as imagens compactadas XZ ou LZMA. O Zstd é o mais rápido na descompressão, com exceção do LZ4.
Parece bom que esse suporte ao Zstd espere chegar à próxima versão do kernel (Linux 5.9), caso contrário, se o tempo não der certo.
Uma vez alinhado, um acompanhamento O plano é descartar o suporte BZ2 e LZMA (1) do kernel. Isso, por sua vez, permitirá limpar um pouco mais o código do kernel, pois o Bzip2 e o LZMA não são usados em nenhum outro lugar atualmente na árvore do kernel. Adam Borowski comentou: " Se você desenhar um gráfico de velocidade versus tamanho, em nenhum momento bzip2 ou lzma são uma boa opção, enquanto o zstd vence por uma grande margem na maior parte do intervalo " .
Fonte
Até a próximna !
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Kernel Linux,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário