FERRAMENTAS LINUX: O Driver Linux "Input Output Manager" da Intel está chegando para o Tiger Lake

domingo, 26 de julho de 2020

O Driver Linux "Input Output Manager" da Intel está chegando para o Tiger Lake



Confira !!



Enquanto os engenheiros de código aberto da Intel têm trabalhado na ativação do Tiger Lake para Linux há cerca de um ano, com muitos patches de kernel que abrangem as diferentes áreas em várias versões do kernel, o que se alinha à cadência contínua da Intel de garantir um bom suporte de hardware Linux no lançamento, mesmo para o consumidor hardware, houve alguns retardatários na introdução do Linux para o Tiger Lake.

Não foi até o atual ciclo do Kernel Linux 5.8 que o suporte Thunderbolt / USB4 está em vigor , um pouco tarde em comparação com grande parte do suporte ao Tiger Lake em forma desde ~ 5.4 ou mais, mas, como geralmente acontece com a maioria dos lançadores de hardware, o mais recente, o kernel geralmente significa uma experiência melhor com mais recursos e desempenho.

Outro item no radar mais recentemente é que um novo driver de "IOM" para o Tiger Lake ainda está pendente. O driver do IOM é para o Input Output Manager. O gerenciador "IOM" é um microcontrolador no Tiger Lake SoC para configurar a funcionalidade USB Tipo C e gerenciar a topologia Tipo C para servir como USB, DisplayPort ou Thunderbolt, bem como para lidar com a funcionalidade de gerenciamento de energia. O driver IOM Linux será usado nos outros drivers com as informações expostas, como o driver de controle Intel PMC USB MUX existente.

O código do driver do IOM Linux ainda está em revisão e ainda não está na fila para o Linux 5.9, mas espero que ainda chegue a tempo dos laptops da Tiger Lake que devem começar a ser enviados nos próximos meses.

Assim que os laptops Intel Tiger Lake finalmente chegarem, veremos o estado de suporte e desempenho do Linux para esta geração que sucede a Icelake e traz gráficos Gen12, USB4, PCI Express 4.0, novos recursos de mecanismo de mídia e muito mais.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário