quarta-feira, 15 de julho de 2020
O Ice Lake Xeons aumentará as frequências mais lentamente, portanto o Linux está preparando uma solução alternativa
Confira !
Apesar de estarmos ansiosos para aprender mais sobre os processadores Ice Lake Xeon da próxima geração da Intel, como sua mudança no espaço do servidor finalmente de 14nm para 10nm +, continuamos a aprender novos detalhes da atividade de kernel Linux de código aberto.
Embora os avanços do processo do Ice Lake permitam melhorias na eficiência de energia, a atividade mais recente do kernel está apontando para as CPUs Ice Lake Xeon realmente produzindo um comportamento mais lento quando se trata de aumentar as frequências do relógio da suspensão.
Há um novo patch em teste para o código de gerenciamento de energia Linux da Intel que reconhece: "Na plataforma ICX, a frequência da CPU aumenta lentamente quando acordada dos estados C mais profundos que / iguais a C1E. Embora esse recurso economize energia em muitos casos, isso também pode causar resultados inesperados. Por exemplo, a carga de trabalho pode obter um desempenho instável devido à incerteza da frequência da CPU. "
Esse problema foi relatado pelo próprio" robô de teste do kernel "da Intel e, portanto, pareceu surgir como um problema em seu próprio benchmarking de desempenho interno, provavelmente na maior variação nos resultados se as frequências do relógio às vezes demorarem a subir ou um servidor com pouca carga que não se move rapidamente para seus estados de desempenho mais alto.
Devido a esse comportamento das CPUs do servidor Ice Lake Xeon, que aumentam mais lentamente do que o C1E (Enhanced Halt State) ou inferior, o patch permite desabilitar a promoção automática de C1E para essas CPUs e desabilitar os estados de suspensão C1E / C6 via sysfs. Por sua vez, esses estados de suspensão de menor consumo de energia não serão atingidos, mas a CPU pode acelerar mais rapidamente em resposta à alteração (aumento) da carga do servidor.
O patch está atualmente na árvore de gerenciamento de energia "de ponta", mas ainda tem tempo para entrar no ciclo do Kernel Linux 5.9 no próximo mês para aqueles que desejam garantir o desempenho ideal do Ice Lake Xeon, com o custo do uso potencialmente maior de energia.
Fonte
Até a próxima !
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Intel,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário