FERRAMENTAS LINUX: O Reiser5 está prosseguindo com a migração seletiva de arquivos para mover os arquivos quentes para os discos de alto desempenho

segunda-feira, 6 de julho de 2020

O Reiser5 está prosseguindo com a migração seletiva de arquivos para mover os arquivos quentes para os discos de alto desempenho


Confira !!



Edward Shishkin continua buscando o desenvolvimento de novas funcionalidades do sistema de arquivos para o Reiser5 , o avanço evolutivo da próxima geração sobre o controverso sistema de arquivos Reiser4.

O Reiser5 vem trabalhando em novos recursos, como volumes locais, com expansão paralela , níveis de dados e buffers de burst e outros novos recursos. O recurso mais recente sendo trabalhado pelo Shishkin para o Reiser5 é a migração seletiva de arquivos.

Um dos casos de uso para a migração seletiva de arquivos do Reiser5 seria mover arquivos quentes (acessados ​​com freqüência) para unidades de melhor desempenho em um sistema e fixá-los para obter melhor desempenho. Obviamente, existem outros casos de uso nos quais você pode querer armazenar determinados arquivos armazenados em determinadas unidades em uma configuração de vários dispositivos.

Shishkin enviou uma lista de discussão descrevendo o trabalho de migração seletiva do sistema de arquivos. Aqui está o resumo:~

Antes, qualquer migração de blocos de dados em volumes lógicos reiser5 ocorria apenas no contexto de algum procedimento de balanceamento de volume, que na verdade é uma migração massiva, com o objetivo de manter a distribuição justa de todo o volume lógico. Normalmente, essas migrações concluem algumas operações de volume, por exemplo, adicionando um dispositivo a um volume lógico, removendo um dispositivo de um volume lógico, aumentando a capacidade de dados de um dispositivo, liberando um dispositivo proxy etc.).
Agora, o usuário pode executar a migração seletiva de dados. Ou seja, migre apenas dados de algum arquivo regular especificado para qualquer componente de dispositivo especificado do volume lógico.
Além disso, para qualquer arquivo regular especificado, o usuário pode marcá-lo como "imóvel", para que os procedimentos de balanceamento de volume ignorem esse arquivo.

Finalmente, para qualquer usuário regular especificado, o arquivo pode limpar seu status "imóvel", para que o arquivo seja movido novamente pelos procedimentos de balanceamento de volume.

Ele também publicou novos patches Reiser5 para o módulo do kernel e para os programas de espaço do usuário. Esses patches mais recentes do Reiser5 podem ser encontrados no SourceForge .


Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário